Fisioterapia : Tudo sobre curso e carreira

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 28/07/2020
Fisioterapia: curso e carreira
Tudo sobre fisioterapia

Escolher qual carreira profissional seguir é uma decisão muito importante a ser tomada em certo momento da vida e que gera muitas dúvidas. Assim que o ensino médio acaba, começam os questionamentos sobre qual curso fazer na faculdade.  A maioria das pessoas, começam a refletir sobre as matérias que mais gostava na escola, com quais se identificava mais e as notas eram melhores, com o que deseja trabalhar e como imagina seu futuro profissional.

Pessoas que gostam de matemática, por exemplo, muitas vezes, procuram seguir a área das Engenharias. Entretanto, definir qual engenharia fazer, também é uma grande dúvida, com tantas opções de cursos que existem. Os amantes de História costumam ir para a área de Humanas. Os que gostam de Biologia, tendem a escolher cursos da área da Saúde, que podem ir de Biomedicina à Enfermagem, tendo um leque de opções para escolher. 

É exatamente por existir essas dúvidas em relação aos cursos que são da mesma área e que deixam muitos estudantes sem saber qual caminho seguir, que estamos fazendo uma série de postagens sobre os cursos de graduação. Neste blog post, vamos te apresentar o curso e a carreira na Fisioterapia. Se você acha que área da saúde é a sua cara ou ainda está em dúvida realmente qual área seguir, mas deseja conhecer mais a fundo como funciona o curso e como é a carreira profissional de um/uma Fisioterapeuta, este post será de extrema importância para você.

Continue a leitura e vem com a gente para conhecer o universo da Fisioterapia!

Como é o curso de Fisioterapia?

O curso de Fisioterapia, na maioria das instituições de ensino, tem, em média, a duração de 4 a 5 anos. Durante esse período, os alunos desenvolvem habilidades para atuarem tanto na prevenção, quanto na recuperação de lesões e doenças de seus futuros pacientes, no que diz respeito aos seus movimentos.  A graduação conta com aulas teóricas, práticas e estágios, onde os estudantes aprendem desde as disciplinas básicas do curso, até as mais diversas áreas específicas que a Fisioterapia possui.

Nos períodos iniciais da graduação, os estudantes têm contato com as disciplinas que são base do curso, que em sua maioria, são voltadas para área das Ciências Biológicas, como: Anatomia, Fisiologia, Citologia, Bioquímica, Neuroanatomia, entre outras. Além delas, por ser uma profissão que requer muito contato do/a Fisioterapeuta com os pacientes, no início do curso, disciplinas voltadas para área das Ciências Sociais e Humanas, também estão presentes na grade curricular, como por exemplo: Saúde Pública, Psicologia, Ciências Políticas e Sociologia.

Posteriormente, as matérias específicas do curso começam a fazer parte da grade curricular, e os alunos aprendem na teoria e na prática, principalmente devido aos estágios, as áreas que eles poderão atuar como futuros profissionais. Fisioterapia aplicada à Pediatria, Fisioterapia Pneumofuncional, Fisioterapia aplicada a Geriatria e Gerontologia, Fisioterapia Hospitalar, Fisioterapia aplicada à Ginecologia e Obstetrícia e Fisioterapia Desportiva, são algumas das disciplinas que os estudantes terão a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos.

Quais são as funções do/a Fisioterapeuta

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Fisioterapeuta é o profissional de Saúde habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. 

Sendo assim, o profissional formado em Fisioterapia tem a função de preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade dos sistemas, funções corporais e órgãos, oferecendo qualidade de vida para cada indivíduo que ele atende. Atuando desde a realização do diagnóstico de cada caso, até o acompanhamento do paciente após o fim do tratamento, através de reavaliações.

Por se tratar de um profissional que se ocupa do movimento de diversos sistemas e órgãos do corpo do humano, ele pode colocar suas habilidades em prática em diferentes áreas de atuação. Trabalhar na área Neurofuncional, Respiratória, Traumato-ortopédica, Hospitalar, Esportiva, com gestantes e Aquática, são algumas das diversas opções que o/a Fisioterapeuta tem para exercer suas funções.

Qual é o perfil do profissional

O Fisioterapeuta é um profissional que trabalha diretamente com seus pacientes. Desde o nascimento até a velhice, eles podem estar presentes na vida de quem necessita de tratamentos relacionados aos movimentos. Diante disso, em primeiro lugar, ele precisa ser um profissional humanizado, carismático, cuidadoso, que tenha empatia por seus pacientes, e que gosta de ajudar as pessoas.

Além disso, muitas vezes, esse profissional lida com pessoas que estão abaladas psicologicamente, devido suas condições físicas. Por isso, também é importante ser paciente e calmo a todo tempo, saber motivar e incentivar os pacientes e vibrar com as evoluções que eles apresentam, por menor que elas sejam. Todas essas características são fundamentais para o profissional, assim como os conhecimentos técnicos adquiridos durante o curso.

Ser dedicado e estudioso são outras características fundamentais para o/a Fisioterapeuta que deseja ter sucesso profissional. As diversas áreas da Fisioterapia vivem em constante evolução, sempre com novas técnicas e formas de tratamento. Por isso, os estudos nunca cessam para esses profissionais, que precisam sempre estar se atualizando, buscando formas de adquirirem conhecimento, cada vez mais.

Mercado de trabalho da Fisioterapia

Assim, como na maioria das profissões da área da Saúde, a demanda da população por profissionais formados em Fisioterapia é constante em todas as regiões do país. Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, esses profissionais vêm reforçando sua importância para a sociedade, uma vez que, eles são de extrema importância para o  sucesso do tratamento dos pacientes com a  Covid-19. Seja como parte da equipe de atendimento nas unidades de Terapia Intensiva ou trabalhando na recuperação do paciente pós-internação, os Fisioterapeutas estão fazendo toda a diferença na linha de frente do combate à pandemia em todo o mundo.

O profissional formado no curso de Fisioterapia pode encontrar oportunidades no mercado de trabalho em clínicas, atendimentos domiciliar, academias, hospitais, consultórios, empresas, centros esportivos, entre outros. Sendo no setor público, privado ou até mesmo abrindo seu próprio espaço de atendimento. Essa diversidade de opções de trabalho faz com que o mercado de trabalho seja amplo para esses profissionais, principalmente devido às diferentes áreas de atuação que a Fisioterapia oferece. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFEITO) reconhece, ao menos, 15 diferentes áreas de atuações para o Fisioterapeuta no mercado de trabalho.

Para aumentar, ainda mais, suas chances de conquistar um espaço no mercado e ter sucesso em sua carreira, o/a Fisioterapeuta deve sempre buscar maneiras de se qualificar e atualizar, fazendo especializações,  pós-graduação e participando de cursos e congressos. Algumas áreas que estão em alta, como: Fisioterapia Esportiva, Pilates, Acupuntura, Dermatofuncional, Reabilitação Cardiovascular e Oncologia.