Estágio: 5 dicas para conquistar uma vaga durante a faculdade.

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 10/07/2020
Como conseguir um estágio durante a faculdade.
estágio: como garantir uma vaga.

Durante a faculdade é possível vivenciar diversas experiências que serão importantíssimas para seu futuro profissional. Entre elas, o estágio é uma das oportunidades mais enriquecedoras que a faculdade pode lhe oferecer durante os anos de curso. Aliar a teoria aprendida com a prática é ótimo! Você ganha mais experiência, enriquece seu currículo e, além de tudo, recebe uma remuneração pelo trabalho.

Porém , conquistar uma vaga no estágio que deseja pode ser um grande desafio. O mercado está cada vez mais competitivo, até mesmo para os universitários. Então, é preciso ter diferenciais em relação aos concorrentes para se destacar durante a seleção. Por isso, neste post, nós selecionamos 5 dicas essenciais para quem quer conquistar uma vaga de estágio. 

Vem com a gente!

1- Fique de olho na internet

A internet é uma grande aliada para os estudantes que buscam vagas em estágios. Em um mundo cada vez mais digital, entregar currículo impresso nas empresas quase não existe mais. Então, a tecnologia facilita esse processo de recrutamento, oferecendo ao candidato a opção de enviar sua documentação de forma online, seja pelo sistema próprio da empresa ou através do e- mail.

Deste modo, a internet é um dos melhores espaços para achar vagas de estágio. Além dos próprios sites das empresas que oferecem vagas, existem sites que especializados em divulgar oportunidades de estágio.

Nesses sites, é possível encontrar várias opções de vagas em diversas áreas, filtrando a respectiva área e a região de seu interesse. Além disso, também é possível se cadastrar para receber e-mails com ofertas de vagas.

Use as redes sociais

Outro espaço da internet que oferece  oportunidades de emprego, são nas redes sociais. Um exemplo delas, é o Linkedin. Uma rede social voltada para relacionamentos profissionais, que auxilia, tanto as empresas anunciarem as vagas, quanto quem procura empregos, além de ser uma excelente plataforma para se fazer networking.

Além do Linkedin, no Facebook também é possível achar grupos que têm como objetivo a divulgação de vagas. Neles, é possível conseguir boas vagas de estágio e trocar experiências com os outros participantes do grupo, sendo, também, uma ótima opção para o networking.

2- Fique atento às oportunidades de estágio que a faculdade oferece

Muitas faculdades auxiliam os alunos a encontrarem vaga de estágio. Por isso, a importância de estar sempre atento aos murais dos corredores, que muitas vezes, têm anúncios de vagas, e também as redes sociais da instituição. 

Buscar ter uma boa relação com seus professores, além de um princípio ético e moral, também pode ser uma ótima opção, uma vez que eles podem indicar boas oportunidades de emprego.

Dê uma olhada nos programas de estágio da faculdade

Além do mais, quando se estuda em uma boa intuição, além dos estágios obrigatórios, que apesar de não serem remunerados, fazem parte da grade curricular dos cursos, as instituições, também, oferecem programas que conectam os alunos ao mercado de trabalho. 

Nesses programas, as empresas fazem uma parceria com a faculdade, oferecendo vagas de estágios para os alunos da instituição. É uma excelente opção para o aluno, que adquire mais experiência, para a instituição, que ganha mais credibilidade e para empresa, que conquista um estagiário vindo de uma boa instituição de ensino.

3- Faça networking

Desde seus primeiros dias da faculdade até o fim do curso, é muito importante fazer contatos. Seja com seus colegas de sala, seus professores, funcionários da faculdade, ou até  com pessoas que você pode conhecer em momentos de lazer. Não importa onde, o que vale, é sempre buscar formas de conhecer gente nova e trocar experiências e informações com essas pessoas.

O nome disso é Networking, que significa “rede de contatos”. Essa rede tem como  foco principal as relações profissionais. Um exemplo de seus benefícios, é a possibilidade de ficar por dentro das oportunidade que correm no mercado de trabalho.

Isso acontece porque, quando se tem uma boa relação com as pessoas que te acompanham durante a faculdade, pode-se criar novas possibilidades profissionais. Além dessas oportunidades, o contato ainda pode lhe proporcionar novos ensinamentos e dicas, vindo de pessoas mais experientes.

Por isso, lembre- se, sempre, de ser visto pelas pessoas e ser útil a elas, buscando ter atitudes diferentes que chamam atenção positivamente. Mostre ser uma pessoa interessante, bem informada e que saiba se expressar.

4- Se prepare para o momento da entrevista de estágio

O nervosismo pode fazer com que você não consiga se expressar bem no momento que estiver sendo entrevistado, por isso, a importância de se preparar antes. Afinal, não é possível voltar atrás depois que tudo que foi dito.

Uma dica é , sempre manter a calma e fazer atividades que vão te relaxar. Fazer meditação, atividades físicas, escutar música, são algumas opções. O importante é que seja uma atividade prazerosa que te ajude a relaxar.

Quando chegar o momento da entrevista, seja claro e objetivo todo tempo. Enfatize todas as suas qualidades e seu desejo de fazer parte da equipe. Pense antes de responder, com segurança e calma. É importante que o entrevistador perceba que você está sendo verdadeiro e honesto.

Se organize com antecedência

É muito importante você se preparar alguns dias antes da entrevista. Pense nas prováveis  perguntas que irão te fazer e nas respostas adequadas. A partir disso, você verá seus pontos fracos, o que lhe permitirá corrigi-los, evitando possíveis erros no momento da entrevista.

Além disso, nos dias anteriores procure se informar sobre a empresa. Faça pesquisas na internet, e, caso conheça alguém que saiba mais sobre o funcionamento da empresa, converse com essa pessoa. Todo esse conhecimento a respeito do local faz a diferença, uma vez que isso demonstra seu interesse pelo cargo e pela empresa, o que é um ponto positivo.

No dia da entrevista procure organizar sua rotina para que nenhum imprevisto te atrapalhe. Procure saber o local de entrevista e veja quanto tempo antes você deve sair de casa. Se for de transporte público, procure quais são as opções mais viáveis. Caso vá de carro, pesquise em aplicativos de rotas, como o Waze e Google Maps, quais são as melhores possibilidades para chegar até o local. Chegue antes do horário marcado, reserve um tempo extra para um eventual atraso e não marque compromissos para o dia.

5- Enriqueça seu currículo

Apesar do estágio, na maioria das vezes, ser a primeira experiência profissional que o aluno tem, é possível apresentar um currículo que se destaque na hora da seleção. Isso pode acontecer quando o aluno se dedica às atividades que a faculdade oferece, do início  até o final do curso. Participante dos eventos extraclasse, como palestras, seminários, congressos, entre outros. 

Além dessas opções oferecidas pela própria faculdade, é importante sempre se atualizar em relação aos eventos que têm pertinência temática com a área, que podem ser cursos, palestras, workshops e até trabalhos voluntários. Existem plataformas que podem auxiliar o aluno a encontrar eventos que serão úteis a ele. Um exemplo é o Sympla, uma plataforma digital voltada para eventos. Nele, é possível encontrar diversos eventos de diferentes áreas e regiões, podendo filtrar os que são do seu interesse.

O mais importante é saber que todas as atividades feitas na faculdade ou fora dela, vão enriquecer seu currículo. O mercado de trabalho valoriza, cada dia mais, quem busca maneiras de se diferenciar. Por isso, dedique-se ao máximo durante todo seu curso. E na hora de fazer seu currículo, seja cuidadoso/a ,afinal ele é o seu cartão de visitas.