Qual a idade certa para entrar na faculdade?

Publicado em: 30/06/2020
Qual a idade certa para entrar na faculdade. UNIPAC
Afinal, qual a idade certa para entrar na faculdade.

Primeiramente, vamos começar o post respondendo esta pergunta para te deixar tranquilo(a). Não, não existe idade certa para entrar na faculdade. Contudo, o que acontece é que cada fase da vida tem os aspectos positivos e negativos para quem quer começar um curso superior.

Vem com a gente que vamos te explicar melhor!

Entrar na faculdade com 17 ou 18 anos?

Aspectos positivos

Se você tem essa idade, possivelmente você acabou seu ensino médio por agora, não é mesmo? Isso é sinal que as matérias estão frescas na sua memória,consequentemente, isso irá te ajudar a pegar o ritmo de estudos no início da faculdade.

Outro aspecto importante, é que nesta fase os jovens têm facilidade em fazer amizade. E pode acreditar, isso é de extrema importância, afinal, a faculdade requer troca de informações e experiências. Ficar sozinho(a) não será bom para você.

Aspectos negativos

Você acabou o ensino médio e não faz ideia de qual curso quer fazer? Então, essa é a realidade de muitos jovens que têm entre 17 e 18 anos. Grande parte desses jovens não sabem realmente o que querem para o futuro, como resultado, isso acaba se tornado um obstáculo na hora de iniciar a faculdade. Mas calma, não precisa desesperar! Esse problema pode ser resolvido. Converse com pessoas que já estão na faculdade e faça buscas na internet que possam te auxiliar na hora de escolher qual curso você deve fazer.

Outro ponto negativo está ligado a empolgação dos jovens. Após decidirem o curso, entram na faculdade super empolgados, o que é natural, afinal, é sempre bom começar novos ciclos, não é mesmo? No entanto, muitas vezes esse entusiasmo impede que o jovem se mantenha focado nos estudos, podendo trazer consequência negativas durante os anos de faculdade.

Iniciar os estudos com 20 anos?

Aspectos positivos

Nesta idade provavelmente você já tem uma ideia da carreira que deseja seguir, e isso é uma grande vantagem. Além disso, esse tempo entre o fim do ensino médio e o início da faculdade, com certeza, vai ser fundamental para adquirir mais maturidade e levar o curso escolhido mais a sério. Sendo uma idade boa para entrar na faculdade. Mas é claro, sem deixar de aproveitar o lado divertido da faculdade do mesmo jeito. Equilíbrio é tudo!

Aspectos negativos

Para quem tem 20 anos a faculdade começa um pouco mais tensa do que para os mais jovens. Nessa idade você se cobra mais e, apesar da cobrança ser uma demonstração de maturidade, isso pode ter um lado negativo se não houver equilíbrio emocional para lidar com essa pressão. Então, aproveite esta fase se dedicando ao máximo, mas não deixe que a pressão psicológica tome conta de você, afinal, você é muito novo e tem muito tempo para aprender.

Com 30 , vale a pena entrar na faculdade?

Aspectos positivos

Alunos com 30 anos, em sua maioria, são pessoas maduras, que sabem valorizar a faculdade e o esforço que se faz para estar dentro dela, e esse é o ponto chave para seguirem focados e dedicados durante o curso. Além disso, a idade pode ser um ponto relevante na integração entre professores e alunos, tendo em vista a proximidade de idades entre eles.

Aspectos negativos

Grande parte dessas pessoas já estão inseridas no mercado de trabalho, e apesar de serem determinadas, muitas vezes essa condição não permite a elas dedicação exclusiva como os mais jovens. Além do mais, algumas já possuem responsabilidades familiares, seja como pai ou mãe, o que causa ainda mais desgaste, restringindo ainda mais o tempo de estudo.

Ainda dá tempo com 40 anos?

Aspectos positivos

Você com certeza já ouviu alguma história de pessoas mais velhas que começaram a estudar depois dos 40, certo ? São histórias inspiradoras que nos fazem pensar que nunca é tarde para começar, e isso realmente é verdade. Cada vez mais , pessoas mais velhas resolvem entrar na faculdade para realizar o sonho de estudar o que sempre desejaram. O maior e principal aspecto positivo dessas pessoas é que elas enfrentam as dificuldades e enxergam a faculdade como uma grande oportunidade que até então elas não tiveram, valorizando e vibrando com cada momento.

Aspectos negativos

Os obstáculos enfrentados por pessoas com 40 anos ou mais, vem principalmente da dificuldade de acompanhar os estudos, afinal, são muitos anos sem pegar nos livros e começar do zero é bem mais difícil, comparado com jovens que acabaram de sair da escola. Além do mais, enfrentar o mercado de trabalho não é tarefa fácil, pois existe certa preferência, vindo das empresas, em contratar profissionais jovens.

Concluindo: acho que agora deu para entender que realmente não existe idade certa para entrar na faculdade. Se você tem 17 ou 40 anos, não importa! Nunca é cedo ou tarde para começar. O importante é saber que você terá que enfrentar dificuldades, mas que também sempre terá o lado positivo. Foque nos benefícios que o diploma pode trazer para sua vida e aproveite essa fase maravilhosa que traz crescimento tanto profissional quanto pessoal.

Vestibular Continuado UNIPAC 2020-02