Mercado de trabalho: 5 habilidades necessárias nos profissionais

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 26/08/2020
Habilidades exigidas pelo mercado de trabalho
como se qualificar para o mercado de trabalho

Se preparar para o mercado de trabalho é uma tarefa que deve ser feita desde o início da graduação. Afinal, a faculdade é responsável por conectar seus alunos ao mercado de trabalho, ensinando e colocando em prática as habilidades que essa realidade exigirá no futuro.

Além das habilidades aprendidas dentro das salas de aulas e durante as atividades práticas ao longo do curso, é preciso aprender sobre as soft skills. Você já ouviu falar dessa expressão? Soft skills é um termo em inglês, que traduzido, significa habilidades interpessoais. Elas são um conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento humano, estando muito mais ligadas à personalidade do profissional do que com a sua formação técnica.

Desenvolver essas habilidades interpessoais é tão importante quanto ter uma formação de excelência na sua área de atuação. É muito comum encontrarmos candidatos que tenham especializações, pós-graduação, cursos, fluência em idiomas, entre outros requisitos, mas que não conseguem a vaga que desejam por não terem trabalhado seu desenvolvimento pessoal e sua inteligência emocional.

O mercado de trabalho vive em constante transformação e ele já percebeu que os profissionais precisam desenvolver habilidades que vão muito além das técnicas. A partir de então, começou a exigir esses diferentes conhecimentos. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste post. Conheça 5 habilidades que o mercado de trabalho tem demandando aos profissionais e que precisam ser desenvolvidas por quem deseja se destacar na sua área de atuação.

Continue a leitura e acompanhe!

1 – Boa comunicação = sucesso no mercado de trabalho

Primeiramente, uma habilidade que é fundamental para se ter sucesso no mercado de trabalho é saber se comunicar, tanto de forma oral como na escrita. Para apresentar suas ideias e expressar sua opinião sobre determinado assunto é fundamental saber se expressar. Para além disso, o mercado de trabalho procura profissionais, que além de saberem comunicar suas ideias, saibam ouvir as de seus colegas de trabalho com atenção e empatia.

Desenvolver uma boa comunicação é uma tarefa que demanda tempo e precisa ser constantemente praticada, assim como todas as outras habilidades. Desde os momentos de reuniões com o chefe, até uma conversar com o colega de trabalho na hora do intervalo, é preciso saber se comunicar adequadamente, evitando conflitos e resolvendo divergências com facilidade.

O primeiro passo para desenvolver essa habilidade consiste na definição do canal ideal para comunicação. Mandar e-mail, falar por telefone, falar pessoalmente na hora do café, marcar uma reunião, mandar um WhatsApp, podem ser algumas das opções. Definido o respectivo meio, surge a necessidade de adequá-lo à linguagem adequada. Tente ser sempre claro e objetivo com suas palavras e tenha em mente que para cada perfil é preciso usar um tipo de discurso diferente.

2 – Trabalho em equipe

Em segundo lugar, saber trabalhar em equipe é mais uma habilidade indispensável para quem deseja ter sucesso no mercado de trabalho. Como já falamos, o conhecimento técnico é muito importante, mas existem outras habilidades que vão muito além dele, e trabalhar em equipe é uma dessas habilidades. Não adianta ser um excelente profissional da área se você não sabe trabalhar com outras pessoas. Afinal, relacionamentos interpessoais saudáveis entre os funcionários são fundamentais para se atingir  melhores resultados no trabalho.

O primeiro passo para o trabalho em equipe se tornar leve e prazeroso é buscar formas de estreitar os laços com os colegas do serviço. Claro que esse contato é um processo. No início, é normal ficar mais retraído, mas evite recusar um café ou um bate papo com companheiros de equipe. É a partir desses primeiros contatos que os relacionamentos surgem e se estreitam, podendo levar até mesmo a amizades mais próximas.

Outro ponto importante, é entender que você sempre vai encontrar pessoas completamente diferentes. E, é por isso, que muitas pessoas têm dificuldades de trabalhar em equipe. Elas não conseguem entender e respeitar as particularidades de cada um. Mas é exatamente aí, na divergência, que surge um dos principais pontos positivos do trabalho em equipe:  a diferença entre as pessoas faz com que o trabalho em equipe seja mais forte que o individual, pois a união das características e opiniões de cada um torna os resultados mais assertivos.

3 – Liderança

A terceira habilidade que mercado de trabalho tem exigido cada vez mais de seus colaboradores é o perfil de liderança. Apesar de nem todas as vagas serem para um líder ou chefe, quem estiver te contratando, com certeza, vai querer saber se você consegue lidar com momentos que exigem o gerenciamento de situações ou até mesmo de pessoas. Por isso, é importante desenvolver esta habilidade.

Um bom líder é aquele que sabe valorizar o papel de cada um da equipe, sabendo que o sucesso não é individual. Ele é capaz de receber, com empatia, as ideias e opiniões de todos que fazem parte do grupo. Além disso, fortalece e estimula o trabalho da equipe, sempre incentivando e valorizando cada um dos colaboradores. Sendo um exemplo de profissional para todos que trabalham com ele.

A capacidade de resolver problemas e tomar decisões de extrema importância, são outros dois pontos que exigem muito de um líder. Quando você é escolhido para um cargo de liderança, é preciso saber, com antecedência, que irá se deparar com situações conflitantes que exigem atributos inerentes à liderança para solução. Seja na hora de mandar um funcionário embora ou tomar uma decisão que irá mudar completamente os rumos da empresa, sua capacidade de liderar será testada. Por isso, é tão importante fomentar o desenvolvimento desta habilidade.

4 – Flexibilidade e resiliência

O mercado de trabalho vive em constante mudança, e saber lidar com elas é uma característica fundamental para quem quer ter sucesso. A flexibilidade tem tudo a ver com isso. Os colaboradores precisam, cada dia mais, estarem preparados para as transformações que surgem ao longo do tempo dentro do ambiente de trabalho e terem o famoso “jogo de cintura” para enfrentá-las.

Um profissional flexível é capaz de se reinventar quando as mudanças surgem. Ele está disposto a aprender coisas novas para responder a novas demandas. A revolução tecnológica, é um exemplo de transformação que surgiu para mudar o mercado de trabalho, atingindo o comportamento dos profissionais e mudando suas funções. Aceitar e se adaptar a essas transformações, são as principais características de um profissional flexível.

Além da flexibilidade, a resiliência é uma característica importantíssima quando estamos falando de mudanças, principalmente em momentos de crise. Resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Ser um profissional resiliente não é uma tarefa fácil, porém, são nos momentos de mudanças, transformações e crises que estão as oportunidades de aprender e se fortalecer.

5 – Proatividade no mercado de trabalho

Proatividade é uma das habilidades mais faladas quando se trata do ambiente de trabalho. O mercado procura, cada dia mais, profissionais que sejam capazes de agir de forma proativa, identificando e superando problemas com antecedência, saindo da sua zona de conforto, trazendo soluções para as questões da empresa e aumentando seu rendimento, para assim, os processos ganharem mais agilidade e os resultados alcançados serem mais assertivos.

Assim como todas as outras habilidades que citamos, se tornar um profissional proativo exige tempo e treinamento constante. O primeiro passo para desenvolver essa habilidade, é refletir sobre o que você pode fazer a mais dentro do seu ambiente de trabalho. A partir disso, é possível começar a colocar em prática atitudes proativas, buscando o aperfeiçoamento de seus conhecimentos e melhores resultados para empresa.

Apesar de ser uma habilidade desenvolvida ao longo tempo, é preciso sempre demonstrar disposição para aprender e evoluir, afinal, isso já é ser proativo. Desde a sua entrevista de emprego, deixe claro quais são suas principais qualidades profissionais e mostre fará o possível para ajudar nos resultados da empresa.