Por que Pedagogia?

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 18/05/2021

No momento de escolher qual carreira profissional seguir, muitos jovens se deparam com diversas dúvidas e questionamentos. Além de avaliar o seu perfil e em qual área ele se encaixa melhor, é preciso pesquisar, ao máximo, sobre os cursos de graduação e suas futuras carreiras profissionais.

Após fazer esses levantamentos, é possível já ter uma noção de qual área se deve seguir. Pessoas que gostavam de biologia e química na escola, por exemplo, costumam ir para algum curso da área da saúde, aqueles que gostam de ler e fazer reflexões, procuram cursos nas Humanas, já para quem gosta de matemática e apresenta facilidade, os cursos das engenharias são excelentes opções.

Se você é uma pessoa que admira a educação, tem facilidade em ensinar, lida bem com público de todas as idades e é capaz de perceber o quanto o ensino é importante para todo mundo, o curso de pedagogia pode ser a resposta para seus questionamentos. Neste post, vamos falar um pouquinho sobre a essência da pedagogia e te mostrar que essa área pode ser tudo que está faltando para você se sentir completo (a).

 A Pedagogia

A Pedagogia forma profissionais capacitados para o trabalho direto com a educação. Pertencente às ciências sociais, é a área de estudo que se dedica aos processos de ensino e aprendizagem ligados diretamente à educação formal e presente nos meios escolares, empresariais e hospitalares. “Onde há duas pessoas, há educação”! Tudo que exige interação humana para ensinar ou aprender, passa pela pedagogia.

Para aprender a Pedagogia precisamos entender uma série de conteúdos científicos, educacionais, éticos e culturais e, com essa união de conhecimentos e trocas de experiências entre os alunos e professores, que se começa a construir o plano de fundo para que o estudante consiga atuar de forma igual e democrática em sua área de formação. 

O profissional de pedagogia consegue entender não só os conhecimentos pertencentes à ciência da área, mas também como agir nas mais variadas situações sociais, seja em sala de aula, na coordenação de uma escola ou em uma empresa.

Ser pedagogo (a) é se sentir capaz de lidar com processos de ensino e aprendizagem de forma humanizada, socialmente competente e democrática. Com amor ao conhecimento e foco na evolução humana do outro, nos descortina uma infinidade de possibilidades na vida profissional e pessoal.