Gestão Escolar: Como se tornar Diretor de escola

Publicado em: 18/05/2021

Toda área profissional apresenta diferentes segmentos que podem ser seguidos por quem vai se formar e futuramente atuar na carreira. Durante a faculdade, deparamos com diversas disciplinas que são a base para o aprendizado e que vão nortear para qual segmento desejamos seguir.

O momento ideal para identificarmos qual campo nos atrai é, exatamente, durante os anos que estamos na faculdade. Além do tempo que temos para tomar essa decisão, é possível contar com a ajuda dos professores e aproveitar, ao máximo, as disciplinas e estágios que são oferecidos.

Na área da pedagogia não é diferente. O profissional formado está apto a atuar em diferentes áreas da pedagogia. Seja como professor (a) ou como gestor de uma instituição de ensino, por exemplo. Se o seu interesse é esse último caso, você está no post certo.  Continue a leitura e saiba como se tornar um (a) gestor (a) de excelência.

Gestão Escolar

Para atuar como diretor de escola, o profissional precisa ser formado em Pedagogia. Ousadia, coragem, conhecimentos, capacitação, formação continuada são ações que um gestor deve apresentar para assegurar uma reação mais próxima de trocas com o entorno da escola ou mesmo adotar uma gestão democrática, que é o modelo apresentado pelos documentos que norteiam a educação. Diferencia-se da Administração Escolar, pois se preocupa com os recursos que são atribuídos à educação bem como a forma como serão utilizados em cada setor na promoção de uma melhor relação e desenvolvimento das atividades. Também constitui tarefa do gestor escolar motivar seu grupo de trabalho para alcançar os objetivos educacionais além de destacar e priorizar a qualidade do currículo por competências e promover incentivos à participação dos pais no processo de busca da excelência do ensino-aprendizagem.

Pilares da gestão

A gestão se divide em 6 pilares: Gestão pedagógica, Gestão Administrativa, Gestão Financeira, Gestão de recursos Humanos, Gestão da Comunicação e Gestão de tempo e eficiência dos processos, sendo a gestão pedagógica o pilar mais importante da gestão de escolas e cursos porque se apresenta como base estrutural da instituição de ensino, responsável por gerir a parte educativa ao estabelecer as diretrizes do ensino, metas a serem atingidas e os conteúdos das grades curriculares.

O gestor tem que ser capaz de conduzir bons relacionamentos, de envolver todos os funcionários, buscar forças em órgãos públicos e privados, na comunidade, família e entidades do segmento, e mostrar que o papel de educar não cabe apenas ao estabelecimento de ensino.