Qual engenharia fazer?

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 03/07/2020
Qual engenharia fazer?
Qual engenharia combina com você?

Está em dúvida em qual engenharia fazer?

Primeiramente, eu já lhe aviso, se você é aquela pessoa que sempre gostou de exatas e se dava super bem na escola nas disciplinas de matemática e física, seguir o caminho das engenharias pode ser uma excelente escolha para sua carreira profissional.

Em segundo lugar, se fizermos uma rápida análise de tudo que se encontra ao nosso redor já é o suficiente para percebermos que a engenharia está por toda parte. Seja na construção civil, na produção de alimentos, no desenvolvimento de automóveis e maquinas, sendo uma excelente opção no mercado de trabalho.

Mas qual engenharia  fazer? Essa é uma dúvida muito frequente entre os estudantes. Se você também está querendo a resposta para essa pergunta, acho que podemos te ajudar! 

Selecionamos sete dos principais cursos de engenharia e falaremos um pouquinho de cada um deles, com objetivo de te auxiliar, tornando sua escolha mais fácil.

Vem com a gente!

Os 7 principais cursos de engenharia

Engenharia Civil

Acima de tudo, o engenheiro civil tem a função de gerenciar, projetar e executar obras. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, comandando as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Além disso, ele é responsável por enquadrar esses projetos dentro das leis e  garantir a estabilidade e a segurança da obra.

O curso tem duração de 5 anos. Primeiramente, nos períodos iniciais, os estudantes têm contato com as disciplinas básicas dos cursos de engenharia, que em sua maioria, são da área de matemática e física.  Em seguida, começam as disciplinas específicas do curso. Desde o início dos estudos, os alunos fazem atividades laboratoriais e no final do curso são realizados estágios supervisionados

Posteriormente, no mercado de trabalho, o engenheiro civil pode trabalhar em diferentes áreas, exatamente por ser um curso que oferece muitas ramificações. O profissional pode trabalhar com construção urbana, gerenciamento de recursos prediais, com estruturas e fundações, na área hidráulica, infraestrutura, com saneamento, cálculo estrutural, com planejamento de circuito elétrico básico e também, na área acadêmica e com pesquisas.

Engenharia de Computação

O engenheiro de computação é preparado durante a faculdade para construir e projetar computadores e sistemas computacionais. Além disso, os profissionais desta área desenvolvem produtos para serviços de telecomunicações, gerenciam e dão assistência às redes de computadores e são capazes de criar sistemas digitais computadorizados e robôs.

O curso de engenharia de computação tem duração de 5 anos. Seu currículo oferece as disciplinas básicas das engenharias durante os anos iniciais, e do meio até o final, o estudante entra em contato com disciplinas específicas. O trabalho de conclusão de curso e os estágios são obrigatórios.

A demanda por engenheiros de computação no mercado de trabalho está crescendo cada dia mais. Em suma, os profissionais desta área podem atuar na automação industrial e robótica, na assistência de empresas, no desenvolvimento de softwares e aplicativos, na fabricação de hardware e até na área de Marketing e vendas.

Engenharia de Controle e Automação

O engenheiro de Controle e Automação é responsável por projetar, operar e realizar a manutenção de equipamentos e sistemas automatizados, que são utilizados nos processos produtivos das indústrias.Além disso,ele pode programar máquinas e adaptar softwares aos processos industriais.

Nos primeiros anos de curso as disciplinas são voltadas para matemática, física e informática. Logo depois, vêm as disciplinas mais específicas. Durante o curso, os alunos aprendem a desenvolver e operar máquinas nas aulas laboratoriais.

O investimento em processos automatizados nas indústrias tem crescido muito, como resultado, a procura por profissionais formados em engenharia de controle e automação vem aumentando. Trabalhar com infraestrutura, com sensoriamento, controle e automação de sistemas, na área de gestão e com tecnologia, são algumas das opções que os profissionais desta área encontram no mercado de trabalho. Acima de tudo, oses tores de petróleo e gás, robótica, indústria portuária, manufatura, empresas automobilísticas, mineração e metalurgia são exemplos tradicionais de empregadores.

Engenharia de Minas

O profissional formado em engenharia de minas trabalha na busca de jazidas e na extração de minério. Acima de tudo, sua função é estudar a viabilidade técnica e econômica da exploração, elaborar e executar o projeto de extração, escolhendo equipamentos e dimensionar os recursos humanos e materiais necessários, além dos impactos causados.

Durante os 5 anos de curso, as atividades laboratoriais e estágios são fundamentais para a formação do aluno. Primeiramente, o estudo é focado nas disciplinas básicas das engenharias, como acontece em todos os cursos da área.Depois disso, as disciplinas específicas se iniciam, como mineralogia, geologia, topografia, entre outras. O  trabalho de conclusão de curso é obrigatório.

Certamente, as maiores chances de emprego para os engenheiros de minas estão na região Sudeste, onde  milhões de empresas mineradoras estão concentradas. Dentro desse mercado, é possível trabalhar em abertura de vias subterrâneas, no processo de tratamento de minérios, no planejamento da exploração de minas, entre outras áreas. Atuar na área acadêmica, também é uma opção.

Engenharia de Produção

O engenheiro de produção tem a função de gerenciar os recursos financeiros, humanos e materiais de uma empresa. Associando engenharia, administração e economia, ele é capaz de desenvolver métodos para aperfeiçoar a produção, racionalizar o trabalho e ordenar as atividades de uma empresa, sendo um elo entre os setores técnicos e administrativos. 

O curso, que tem 5 anos de duração, se inicia com disciplinas básicas das engenharias e depois oferece matérias mais específicas do próprio curso. As atividades laboratoriais são fortemente presentes durante o curso. Posteriormente, o estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para o aluno se diplomar.

No mercado de trabalho, o engenheiro de produção pode atuar em indústrias, em lojas de varejo, no setor de turismo, entre outras. Dentro dessas áreas ele pode trabalhar com desenvolvimento organizacional, economia empresarial, engenharia do trabalho, planejamento e controle, entre outros setores.

Engenharia Elétrica

O engenheiro eletricista trabalha na geração, na transmissão e na distribuição de energia elétrica. Acima de tudo, ele desenvolve componentes eletroeletrônicos, realiza a manutenção de equipamentos e projetos de instalações elétricas, participa da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares e elabora projetos de sistemas de medição de consumo, iluminação de espaços e aterramento de fios.

Nos primeiros períodos dos 5 anos de estudos, os alunos estudam as disciplinas básicas das engenharias, logo depois, entram em contato com matérias mais específicas. As aulas práticas e o estágio são de extrema importância para a formação do aluno. Posteriormente, no final do curso, a apresentação do trabalho de conclusão de curso é obrigatório.

No mercado de trabalho, o profissional formado em engenharia elétrica pode atuar nas áreas de automação, eletrônica, eletrotécnica, engenharia biomédica, computação, instrumentação, microeletrônica e telecomunicações. As melhores oportunidades de emprego estão em empresas de tecnologia da informação e nos polos industriais das regiões sul e sudeste. Da mesma forma, os órgãos públicos são excelentes oportunidades, como os ministérios,  agências reguladoras e companhias de energia (estatais).

Engenharia Mecânica

O engenheiro mecânico trabalha desenvolvendo, projetando e supervisionando a produção de máquinas, equipamentos, veículos e outras ferramentas específicas da indústria mecânica. Sua função é selecionar matéria-prima para construção, obter molde das peças que serão fabricadas, criar protótipos, fazer o controle de qualidade, acompanhar testes de resistência e  testar novos produtos.

Além das disciplinas básicas das engenharias, dadas nos períodos iniciais do curso, os alunos têm contato com as disciplinas mais específicas dos curso, juntamente com a prática laboratorial. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para a formação do engenheiro mecânico.

O engenheiro mecânico possui uma formação ampla, por isso é requisitado em diferentes setores dentro do mercado de trabalho. As indústrias automobilísticas e aeronáutica são as mais tradicionais para os profissionais dessa área. Porém, também é possível atuar em setores de energia, no setor petrolífero, com biociências, na área comercial, na consultoria de projetos industriais diversos, entre outros.