Biomedicina: tudo sobre o curso e carreira

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 18/06/2020
Tudo sobre biomedicina
Tudo que você precisa saber sobre sobre biomedicina.

Uma das decisões mais difíceis da vida de um estudante é definir qual carreira seguir. Quando o ensino médio acaba e chega a hora de fazer a escolha do curso superior, várias dúvidas surgem. O que é super normal, uma vez que existem diversas opções de cursos.

Entretanto, quando o estudante já tem uma noção de qual área deseja seguir, podemos dizer que ele já está com meio caminho andado. Por exemplo, alunos que gostam de matemática e física, costumam ir para área das engenharias, já aqueles que são mais ligados à biologia e química, tendem a seguir algo na área da saúde. E por aí vai.

Primeiramente, para definir qual área é a sua cara é preciso se conhecer melhor. Além disso, busque avaliar quais matérias da escola mais gostava e em quais se dava bem . Também pode se perguntar em qual área se vê trabalhando daqui uns anos e se seu perfil condiz com o que o mercado procura em relação aos profissionais da respectiva área.

Bom, se você já sabe que a sua praia é a área da saúde, porém ainda não se sente seguro/a para definir qual dos cursos quer fazer, nós vamos te ajudar. 

Temos feito postagens sobre os diversos cursos que a sáude oferece, e dessa vez o assunto é Biomedicina.

Quer saber mais sobre curso? Então vem com a gente!

Bora lá?

Como é o curso de Biomedicina

A biomedicina é um curso voltado para pesquisas da área da saúde, onde os alunos são preparados para identificar e estudar os microrganismos causadores de doenças, pesquisar medicamentos e vacinas de prevenção e investigar formas de tratamento.

O curso coloca o aluno em contato com diversas áreas do conhecimento, como as Ciências Exatas, que são essenciais para algumas práticas do curso, as Ciências Sociais e Humanas, onde os estudantes aprendem sobre direitos humanos, ética, saúde pública, entre outros temas, e as Ciências Biológicas e da Saúde, que são consideradas a base do curso.

Por ser uma graduação voltada para pesquisas, é preciso que os alunos coloquem a mão na massa para aprenderem na prática suas funções de biomédicos. Portanto, o curso é dividido em matérias teóricas, que são dadas na maioria das vezes nos períodos iniciais e que servem de base para os futuros conteúdos. Posteriormente, os alunos alunos partem para as disciplinas práticas, feitas em sua maioria nos laboratórios e estágios.

Quais as funções de um biomédico

Em segundo lugar, o profissional formado em biomedicina pode atuar em diversos setores da área da saúde. Por ser especialista em identificar e estudar doenças, pode trabalhar em parceria com outros profissionais da área, seja para auxiliá-los a reconhecer sintomas e efeitos de alguma patologia ou ajudar na elaboração de tratamentos e possíveis curas.

Todo esse trabalho acontece por meio das pesquisas, estudos e experimentos que o biomédico/a realiza. É função deste profissional conhecer a fundo as diversas enfermidades que acometem seres humanos, animais e, até mesmo, plantas.

Qual é o perfil de um biomédico

Os alunos e profissionais da biomedicina são pessoas que, além da vontade de aprender, devem ter como atributo a curiosidade. Essas características são fundamentais, pois são elas que estimulam o profissional a estudar cada vez mais e irem mais fundo nas suas pesquisas e investigações. Além disso, é ideal que o biomédico apresente um raciocínio lógico e que seja uma pessoa organizada e metódica.

Outra característica fundamental para o estudante de biomedicina, é ter um bom nível de inglês, uma vez que existem inúmeras publicações da área da saúde feitas nesse idioma. Entretanto, se você ainda não tem um bom domínio da língua, não precisa desesperar, isso não será um empecilho para fazer a graduação em biomedicina.  Com dedicação durante o curso, é possível se adaptar aos textos e a nova língua, que aparecerá com mais frequência na sua rotina de estudos.

Outras habilidades que são comuns dos biomédicos, são: ser paciente, ter flexibilidade, ser dedicado e concentrado, ter uma boa habilidade motora, saber trabalhar em equipe, ter certa sensibilidade visual, ser criativo e observador e nunca parar de estudar. Essa última habilidade é uma das mais importantes: o estudante tem que ter a consciência que os estudos nunca vão acabar, por isso a importância de ter uma educação continuada.

Como é o mercado de trabalho de biomedicina

Por fim, o estudante que se forma em biomedicina encontra um mercado amplo com inúmeras possibilidades de atuação. Por isso o curso é considerado um dos mais requisitados do país. Os profissionais podem encontrar oportunidades de trabalho em hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros lugares.

As inovações tecnológicas contribuem muito para esse cenário de constante crescimento do curso, pois com elas, os biomédicos têm a possibilidade de se aprofundarem cada dia mais em suas pesquisas.

Entre os diversos setores que o biomédico pode atuar, existem alguns que estão mais em alta atualmente. O mercado estético é um exemplo. O Brasil tem o terceiro maior mercado consumidor em relação a produtos e equipamento de beleza, gerando a necessidade de profissionais para produzirem novos produtos. 

Outras possibilidades de atuação em alta, são: em indústrias alimentícias, através da análise de qualidade dos alimentos; na atuação em reprodução assistida; em institutos de pesquisas; na área de imagenologia; atuando na operação de máquinas de captura de imagens do corpo humano e na interpretação dos resultados obtidos e também no setor de perícia criminal.

Já para os estudantes que se identificam com a área acadêmica desde a faculdade, investir em um mestrado ou doutorado também é uma excelente escolha. Assim, o profissional pode atuar como professor/a. Além disso, outra opção é o trabalho com pesquisas acadêmicas. 

E aí, o que você achou do curso de Biomedicina? Combina com você? Esperamos ter te ajudado no seu momento de escolha. Se você curtiu o curso, invista nele sem medo! Oportunidades não irão faltar no seu futuro profissional.