Pedagogia: curso, carreira e mercado de trabalho

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 09/12/2020
Tudo sobre pedagogia
Tudo sobre pedagogia

Ir para a área de Humanas, da Saúde ou Exatas? Como bancar meus estudos? Trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Qual curso fazer na faculdade? Essas são as dúvidas mais comuns que surgem no dia a dia do estudante que quer ingressar no ensino superior. É normal que esses questionamentos apareçam, mas é uma decisão muito importante a se tomar e impacta diretamente na vida do estudante e no seu futuro no mercado de trabalho.

Uma dica é você lembrar de qual matéria tinha mais facilidade na escola, qual você gostava mais de estudar e qual mais se identificava, a partir desses questionamentos, você irá identificar melhor qual área escolher. Se você tiver mais facilidade com Biologia e Química, uma boa opção são os cursos na área da Saúde, como Odontologia, Educação Física ou Fisioterapia, mas se sua praia for língua Portuguesa e História, a área de Humanas é para você.

E por falar em Ciências Humanas, nesse texto, vamos te mostrar tudo sobre um curso dessa área, a Pedagogia, além disso vamos esclarecer suas dúvidas sobre essa área tão importante na vida do ser humano. Continue a leitura!

Como é o curso de Pedagogia?

Atualmente, no Brasil, o curso de Pedagogia é o que possui maior número de ingressantes e é a escolha de, aproximadamente, 655 mil alunos, além disso, o curso tem maior concentração de estudantes nas regiões Sul e Sudeste do país. A grande procura se deve à alta taxa de empregabilidade e o campo vasto de atuação que o Pedagogo pode ter.

Em média, o curso de Pedagogia tem duração de quatro anos e tem o objetivo de preparar o estudante para atuar na área da educação em diferentes ambientes, seja no setor público ou privado. Ao final da graduação, o formando estará apto para ser o responsável pelos processos de ensino e aprendizado de crianças, jovens e adultos.

Grade Curricular

Na grade curricular de Pedagogia, o estudante tem disciplinas básicas como Sociologia, Psicologia da Educação, Filosofia, Antropologia da Educação, História, Educação e Sociedade. Além disso, o curso também oferece matérias voltadas para a prática em sala de aula, alguns exemplos são: Fundamentos Metodológicos do Ensino de Arte e Música, Ensino de Ciências, Ensino de História e de Geografia, Ensino de Matemática e Prática de Ensino.

Entretanto, o estudante de Pedagogia conta com matérias específicas no curso também, são elas: Alfabetização e Letramento, Avaliação Educacional, Educação Infantil: Currículo, Educação, Educação: Jogos e Brincadeiras, Escola, Currículo e Sociedade, Escola, Família e Comunidade, Estatística Aplicada à Educação, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Gestão de Pessoas, Gestão do Planejamento Educacional: Organização do Trabalho Pedagógico, Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais, Metodologia de Pesquisa, Organização do Trabalho Docente, Prática de Leitura e Escrita, Psicologia da Educação, Tecnologias da Informação e da Comunicação e Treinamento e Desenvolvimento.

E tem, também, as disciplinas que preparam o aluno para lidar com a diversidade e à saúde de seus futuros alunos, como: Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, Políticas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Diversidade Étnico-Cultural, Corpo, Movimento e Psicomotricidade.

Para concluir a graduação, o estudante deve realizar os estágios obrigatório e supervisionado, além de elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quais são as funções da profissão?

O futuro Pedagogo é o profissional que atua na área da educação em diferentes ambientes, seja no setor público ou privado, além de ser o responsável pelos processos de ensino e aprendizado de crianças, jovens e adultos.

O Pedagogo pode atuar em diversas áreas da educação como professor, gestor escolar, consultor educacional, entre outros. Essas atividades podem ser desenvolvidas no ensino infantil, fundamental e médio, como diretor em escolas ou na parte de treinamentos no setor empresarial. Todas essas funções exigem que o profissional esteja preparado e consiga se destacar.

Contudo, o Pedagogo é o responsável por associar o aprendizado às questões sociais e espaciais, mostrar a realidade de determinado assunto e repassar o conhecimento aos seus alunos. Além disso, esse profissional contribui para a manutenção e qualidade do aprendizado e ensino, ou seja, fortalece a construção do conhecimento.

Para se destacar no mercado de trabalho, após a conclusão da graduação, o Pedagogo pode cursar uma especialização ou pós-graduação em diversas áreas, como, por exemplo, gestão escolar, orientação pedagógica e educacional, psicopedagogia, ensino de jovens e adultos, pedagogia empresarial, ensino a distância, entre outras.

Qual é o perfil do profissional?

A Pedagogia lida com uma importante fase na vida de todo ser humano:  a aprendizagem. Portanto, é fundamental que o Pedagogo seja didático, ou seja, ter habilidade para ensinar e passar seus conhecimentos para outras pessoas. Além disso, é importante que o Pedagogo seja criativo e consiga trabalhar com a ludicidade, pois são elementos essenciais na hora de passar o conhecimento adiante.

Para o Pedagogo que for trabalhar em escolas, é necessário que saiba lidar com crianças e jovens e ter paciência, pois são fases na vida do ser humano de adaptação e desenvolvimento. É importante, também, que o professor saiba lidar com as diferenças de personalidade e habilidade de cada aluno, adaptando a aprendizagem à especificidade de cada aluno.

Ser ético, comunicativo, extrovertido e organizado, também são habilidade importantes no dia a dia de um Pedagogo, independente do seu local de atuação, faz com que ele consiga desempenhar suas atividades da melhor maneira possível.

Mercado de trabalho da Pedagogia

O mercado de trabalho para quem é formado em Pedagogia é bem vasto e vai além da sala de aula ou escolas. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente, 94% dos Pedagogos estão empregados e é a área com a maior taxa de ocupação no Brasil.

O Pedagogo pode atuar em diversas linhas de frente, tanto na educação, quanto no setor empresarial, por isso, o Pedagogo não lida somente com crianças, mas com pessoas em geral. Porém, em todos esses ambientes, esse profissional tem uma missão que é primordial no exercício da profissão: trabalhar o desenvolvimento e aprendizado das pessoas.

Áreas de atuação

Em instituições de ensino, o Pedagogo pode atuar como professor até o 5º do ensino fundamental ou na educação especial, no processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Além disso, o Pedagogo pode ser psicopedagogo, orientador pedagógico, coordenador, supervisor, gestor escolar ou diretor. Em órgão públicos, esse profissional também tem seu espaço nos setores municipal, estadual e federal, e desempenha o planejamento, fiscalização e coordenação de programas e políticas públicas na área de educação.

A Pedagogia possui algumas áreas específicas de atuação, como a Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Social e Pedagogia Empresarial, que são setores distintos, mas que possuem grande importância na sociedade por tratar diretamente com a reabilitação e renovação do aprendizado do ser humano. Na Pedagogia Hospitalar, o Pedagogo vai trabalhar com o aprendizado, recreação e apoio emocional de crianças e jovens que estão internados. Já na Pedagogia Social, esse profissional procura resgatar a convivência familiar e social de pessoas que foram afetadas por algum problema durante sua criação e, nesse trabalho, o Pedagogo atua juntamente com Assistentes Sociais. E na Pedagogia empresarial, o Pedagogo atua em empresas privadas, desenvolvendo projetos educacionais nas áreas de Desenvolvimento, Recursos Humanos, Treinamento e Responsabilidade Social.

No setor cultural, o Pedagogo também está presente em brinquedotecas, bibliotecas, museus, centros culturas e recreativos, e nesses espaços ele pode desenvolver e orientar atividades lúdicas, interativas e educativas. Em ONGs, o Pedagogo pode acompanhar e coordenar programas educativos para o desenvolvimento de iniciativas sociais. O Pedagogo também pode atuar em escola de idiomas, empresas que disponibilizam cursos de Educação a Distância (EAD), além de poder prestar consultoria e assessoria na área educacional.

Uma área que quase ninguém sabe que o Pedagogo pode atuar é em indústrias de brinquedos. É isso mesmo! O profissional da Pedagogia pode atuar nesse setor fazendo pesquisa e consultoria, além disso, também pode trabalhar na parte de análise e produção de brinquedos e supervisão sobre faixa etária de brinquedos para crianças. Legal, né?! Contudo, além dessa oportunidade de mercado, o Pedagogo também pode elaborar e analisar conteúdos para o público infantil em editoras, acompanhar a elaboração de programas educacionais, livros infantis, entre outros.

Você gosta de ensinar e aprender novas coisas? Já brincou de escolinha quando era criança? É criativo e gosta de inventar novas possibilidades? Então, a Pedagogia talvez seja o curso ideal para você!