Humanas: Qual curso combina com você?

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 31/08/2020
Ciências Humanas
Cursos e carreiras das ciências humanas

Está em dúvida em decidir qual carreira profissional seguir? Não sabe qual curso deve fazer na faculdade? Se suas respostas forem sim, nós temos uma boa notícia para te dar, você chegou ao lugar certo! Nós estamos fazendo uma série de postagens para ajudar pessoas, que assim como você, estão em busca de informações sobre como são os cursos da faculdade e como são suas posteriores carreiras profissionais. Já falamos sobre os cursos que a área da Engenharia oferece, falamos sobre a área da Saúde e agora chegou a vez de falarmos sobre a área das Ciências Humanas.

Ciências Humanas

Acima de tudo, Ciências Humanas são as ciências que têm o homem e suas relações sociais como objeto de estudo.Elas têm como base a Filosofia, que busca compreender o homem e a sociedade, a beleza, que diz respeito à cultura e ao entretenimento, e a comunicação, que une informação, linguística e política. As Ciências Humanas são bastante complexas e de extrema importância para a sociedade. Ela apresenta um caráter múltiplo, e por isso, é uma área que oferece diversas opções, completamente diferentes entre si, de cursos de graduação.

Se você sempre teve afinidade e se dava bem nas disciplinas, como: Português, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, pode ser que a área das Ciências Humanas seja realmente a sua praia. Além disso, pessoas que se identificam com as Humanas, costumam gostar de ler, refletir e se comunicar. Mas, para saber se esse realmente é o seu caminho, é preciso conhecer melhor sobre os cursos da área, que por sinal, são bem diferentes entre si. 

Então, se você quer saber mais sobre os cursos das Ciências Humanas, continue a leitura que vamos falar um pouquinho sobre alguns dos principais cursos e como são suas carreiras profissionais. Vem com a gente!

Administração

O profissional formado em Administração tem a função de gerenciar o dia a dia de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor.  Ele faz o planejamento e o controle de diversas áreas, podendo ocupar lugar em praticamente todos os departamentos da organização. Sua tarefa é traçar metas, realizar novos projetos, criar políticas internas, elaborar planejamento organizacional, analisar resultados, entre outras funções.

Durante o curso, os alunos têm contato primeiramente com as disciplinas básicas, que são Direito, Matemática, Estatística, Contabilidade, Economia, Informática e Sociologia. Logo depois, iniciam-se as matérias específicas do curso, como: Planejamento Estratégico, Logística, Administração Pública, Gestão de Pessoas, entre outras. Além disso, o curso tem em sua grade curricular o estágio obrigatório.

Atualmente, o Brasil possui mais de 18 milhões de empresas de diferentes portes e todas elas necessitam de um Administrador, seja direta ou indiretamente. É exatamente por isso que o mercado de trabalho é amplo para os profissionais que se formam em Administração. Oportunidades não faltam!

 Arquitetura e Urbanismo

O Arquiteto/a é responsável por projetar e coordenar construções, sejam elas de casas, prédios, espaços internos e externos. Ele é o profissional que faz a planta da obra, de acordo com critérios de estética e funcionalidade, sempre obedecendo a regulamentos e normas técnicas. Além disso, é sua função definir os materiais utilizados na obra. Como Arquiteto/a de Interiores, planeja reformas. Como Urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros.

Nos períodos iniciais do curso, os alunos têm contato com as disciplinas teóricas, como Matemática, História da Arte, Fundamentos da Arquitetura e Topografia. Logo depois, as aulas práticas começam a fazer parte da carga horária, além dos estágios supervisionados. Para concluir a graduação, o aluno deve apresentar o trabalho de conclusão de curso.

No mercado de trabalho, os profissionais podem atuar com arquitetura de interiores, com urbanismo, em projetos e coordenação de obras, na restauração de edifícios, com paisagismo, em projetos de iluminação, com decoração, com arquitetura industrial, na área acadêmica, com pesquisas, entre outras áreas.

 Ciências Contábeis

O Contador é responsável por cuidar das contas de uma empresa ou de uma pessoa física, fazendo o registro e controle das receitas, lucros e despesas. Além disso, controla os registros de negócios, interpreta eventos econômicos, acompanha alterações na política tributária, faz auditorias internas e externas, atende solicitações de órgãos fiscalizadores e realiza perícias.

Economia, Direito, Administração, Matemática são algumas das disciplinas básicas do curso, que são dadas nos períodos iniciais. Em seguida, matérias específicas dos cursos começam a fazer parte grade curricular, como: Contabilidade de Custos, Contabilidade Comercial, Gestão e Apuração de Custos, Auditoria, Perícia, entre outras. Os alunos têm estágio obrigatório e devem apresentar o trabalho de conclusão do curso para se formarem.

Os profissionais formados em Ciências Contábeis podem atuar no mercado de trabalho com a fiscalização de contas de uma empresa, instituição pública ou não, no controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente, fazendo o registro e analise das operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, analisando o conjunto completo das operações financeiras de um estabelecimento em busca de informações que evidenciem se houve ou não erro ou fraude patrimonial e fiscal, analisando ações de diversas áreas da empresa  e também atuando na área acadêmica.

Direito

O Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país. A função do profissional formado na área é zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público. Existem diversas áreas de atuação, tanto em órgãos públicos quando iniciativas privadas.

O curso de direito é generalista, contudo enfatiza disciplina como, Sociologia, História, Política e Economia, que em sua maioria são dadas no início do curso, juntamente com a introdução das disciplinas básicas do direito. Ao longo da graduação, os alunos entram em contato as principais áreas do curso, que são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Internacional, Direito Penal, Direito Trabalhista e Direito Tributário.

Dentro do mercado de trabalho, o profissional pode escolher entre as duas grandes carreiras, a de advocacia e a de carreira jurídica, que, geralmente, acontece por meio dos concursos públicos. Cada uma delas oferece diversas opções de especialização e atuação, o que torna  mercado bem amplo e permite que os profissionais da área tenham a autonomia de escolher em qual área, das inúmeras existentes, eles desejam seguir.

Pedagogia

O profissional formado em Pedagogia tem a função de garantir e melhorar a qualidade da Educação. Ele é capaz de entender sobre  métodos de ensino, administração de escolas e de assuntos educacionais amplos. O profissional pode atuar como Administrador Escolar e como Professor.

O curso é voltado para as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Os alunos estudam sobre a estrutura e funcionamento do sistema de ensino, práticas de ensino, método de administração escolar, entre outras disciplinas.

Dentro do mercado de trabalho, o Pedagogo/a pode atuar na administração escolar, pode lecionar na Educação Infantil, nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental e na Alfabetização de jovens e adultos, na Coordenação Pedagógica, com Educação Especial, com Pedagogia Empresarial, com Orientação Educacional, com Pedagogia Hospitalar, na produção de livros, com Supervisão Educacional, entre outras áreas.

Psicologia

O profissional formado em Psicologia é , acima de tudo, responsável por estudar os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano, através da análise das emoções, ideias e valores do indivíduo, atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. Para isso, o Psicólogo deve ser um profissional bastante dedicado, observador e comunicativo. Além disso, deve gostar de ajudar as pessoas, sendo humanizado e empático com seus pacientes.

A graduação oferece ao aluno uma grade curricular com disciplinas voltadas para as áreas da Saúde, Biologia e Ciências Humanas. Durante os anos de curso, os estudantes têm contato com várias áreas da psicologia, que futuramente, depois de formados, poderão escolher em qual se especializar. Além dos conhecimentos teóricos, o curso possibilita aos alunos a realização de atendimentos ao público, que acontecem principalmente durante os estágios, que em sua maioria são divididos por áreas de atuação.

A demanda por profissionais formados em Psicologia é constante no mercado de trabalho. Os Psicólogos podem escolher, entre as diversas opções de especializações e pós-graduação, em qual área desejam atuar. Além dos consultórios, o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, escolas, organizações públicas e privadas, na área jurídica, no setor de recursos humanos, como funcionário público, na área acadêmica, com pesquisas, entre outras opções.

 Publicidade e Propaganda

Acima de tudo, o Publicitário/a é responsável pela criação de campanhas e peças publicitárias. Ele é capaz de desenvolver logotipos e artes para produtos e empresas e produzir materiais como folhetos, outdoors e cartazes. Além disso, é sua função definir a abordagem e os meios de comunicação mais adequados para a campanha e criar textos e imagens, tanto para publicidade impressa quanto para campanhas em vídeo ou áudio.

O curso tem foco em Marketing, Planejamento de Comunicação, Propaganda, Criação, Internet, entre outras áreas. Disciplinas como Fotografia, Redação Publicitária, Mercado, Produção Gráfica, Mídias Sociais e Tecnologia Web, estão também, na grade curricular do curso. Além disso, os estudantes contam com estágios supervisionados.

No mercado de trabalho, o profissional pode trabalhar em produções de campanhas publicitárias, com administração de ações de publicidade, com marketing, com atendimento ao cliente em agência de publicidade, com mídias digitais, fazendo produção de comerciais e anúncios, na elaboração de estratégias de vendas e com pesquisas para a realização de campanhas.