Medicina Veterinária: tudo sobre curso e carreira

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 08/11/2020
medicina veterinária
Tudo sobre curso e carreira de medicina veterinária

Escolher um curso para fazer na faculdade nunca é tarefa fácil. Muitas dúvidas surgem, pois são várias opções de cursos disponíveis, mas mesmo assim ainda é complicado tomar essa decisão.

O ideal é que você analise com qual matéria tinha mais afinidade na escola e de qual gostava mais. Quem tem mais facilidade com história e português costuma ir para a área de Ciências Humanas, o curso de Pedagogia é uma excelente escolha.  Já quem tem preferência por matemática, vai para as Ciências Exatas, na área de Engenharia, por exemplo. Porém, se você gostava de biologia, química e física, as Ciências da Saúde é o campo ideal para você e possui várias oportunidades de curso, como Psicologia, Nutrição, Odontologia, Biomedicina ou Fisioterapia. 

Mas, se você gosta de biologia e química, e mesmo assim não quer ir para a área da saúde, tenho uma ótima notícia: você pode optar pela área de Ciências Agrárias, que envolve cursos que tratam de aspectos de criação de animais, cultivo de vegetais e exploração da terra.

Nesse texto, vamos te contar sobre o curso de Medicina Veterinária. Você sabia que esse curso não é de Humanas, Exatas e muito menos da Saúde? E sabia que o Médico Veterinário não cuida somente de animais de estimação? Contamos sobre isso e muito mais no texto abaixo, onde você pode conferir tudo sobre o curso de Medicina Veterinária e saber quais oportunidade te aguardam no mercado de trabalho. Vem com a gente!

Como é o curso de Medicina Veterinária?

O curso de Medicina Veterinária faz parte da área de Ciências Agrárias e tem duração de cinco anos. Os primeiros semestres do curso, apresentam ao aluno um pouco da parte teórica e sobre conceitos biológicos que são muito importantes na prática da futura profissão. Além disso, o estudante também tem matérias mais específicas e as multidisciplinares, que envolvem teoria e prática aliadas.

Dentro da grade curricular do curso de Medicina Veterinária, o estudante tem várias disciplinas, entre elas: Morfofisiologia dos Animais, Anatomia, Administração e Extensão Rurais, Bioquímica e Biofísica, Biologia Molecular e Genética, Imunologia, Histologia, Microbiologia, Doenças Infecciosas, Parasitologia, Ciências Humanas e Sociais, Economia, Administração Rural e Empreendedorismo, Patologia Animal, Diagnóstico por Imagem, Farmacologia e Toxicologia, Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Metodologia de Pesquisa, Clínica Cirúrgica Animal, Clínica Médica e Terapêutica Animal, Biotecnologia e Fisiopatologia da Reprodução, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, Alimentação e Nutrição Animal, Criação de Animais Domésticos e Silvestres e Bioética.

Para se graduar, é necessário que o estudante realize os estágios obrigatórios e elabore o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Vale lembrar que o estudante também realiza a residência profissional, que dura 2 anos e prepara o profissional para ter mais experiência na área de formação e abre muitas portas de emprego no mercado de trabalho.

Quais são as funções da profissão?

O Médico Veterinário tem por função cuidar da saúde dos animais de estimação, zoológicos, laboratórios ou silvestres. Ele pode atuar em clínicas veterinárias, fazendas, instituições de preservação de animais e no setor público.

O Médico Veterinário é responsável por orientar os donos de animais, cuidar do bem-estar e da alimentação dos animais, diagnosticar doenças ou epidemias de origem animal, prescrever medicação, fazer diagnóstico sobre o estado de saúde animal, realizar tratamentos, pesquisar na área da saúde, fazer necropsia para descobrir a causa de morte de algum bicho, realizar perícias, gerenciar a produção de alimentos de origem animal, analisar produtos de origem animal para exportação e atuar em concursos e exposições de animais.

Contudo, o profissional da Veterinária, também, dirige e fiscaliza instituições de ensino e hospitais veterinários e faz propostas políticas para controle de doenças de origem animal. Por possuir diferentes campos de atuação, isso possibilita que o Médico Veterinário possa atuar em diferentes áreas de trabalho.

O Médico Veterinário consegue lidar com todos os tipos de animais, mas o ideal é que se especialize em alguma área por meio de uma pós-graduação, por exemplo, em Dermatologia Veterinária, Inspeção Veterinária ou Acupuntura Veterinária, são algumas opções.

Qual é o perfil do profissional?

Primeiramente, quem quer cursar Medicina Veterinária tem que gostar animais, isso não há dúvida! Além de que esse profissional precisa ter “estômago forte”, pois, às vezes, ele terá de lidar com material animal e tratar animais machucados ou acidentados.

O Veterinário que trabalha em clínicas, precisa ter um bom relacionamento interpessoal para lidar bem com os donos de pets, que muitas vezes estão preocupados com a saúde de seus animais. É essencial também que o profissional seja bom observador, saiba agir sob pressão e tenha equilíbrio emocional para que saiba agir com sabedoria diante das adversidades que surgirem no dia a dia durante o exercício da profissão.

Respeito e ética também são fundamentais no exercício da função, já que você vai lidar com diversas espécies de animais e precisa respeitar a maneira de agir de cada um deles. Por fim, o Médico Veterinário precisa ser atento, amoroso, cuidadoso e analítico, para exercer sua profissão da melhor maneira possível e cuidar direitinho da saúde dos animais.

Mercado de trabalho da Medicina Veterinária

O mercado de trabalho em Medicina Veterinária é bem diversificado, além do mais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no país existem, aproximadamente, 130 milhões de animais domésticos e esse dado abre um campo enorme de oportunidades no ramo de pets. Aliás, essa é a área que oferece mais oportunidades para Médicos Veterinários, já que o Brasil é o terceiro no mundo a liderar esse mercado.

O campo de atuação para esse profissional vai muito além dos pets, podendo trabalhar em indústrias de medicamentos, produtos clínicos, rações, alimentos de origem animal, entre outras.

O Médico Veterinário também pode ter sua própria clínica para atender animais domésticos e de pequeno porte, tratar pequenas doenças e cuidar dos bichinhos que se machucarem ou acidentados. Já o profissional que opta pela área rural, pode trabalhar em várias funções, como na melhoria das condições de vida animal, produção e gerenciamento de produtos de origem animal e análise desses produtos para que estejam nos padrões adequados para exportação.

Uma outra área com muitas oportunidades para o Médico Veterinário é a parte comercial, onde ele pode vender produtos, orientar donos de animais, petshops e fábricas na utilização de rações, remédios e produtos para animais domésticos e da zona rural. Além disso, o profissional também pode atuar na indústria de produtos animal, desenvolvendo rações, coleiras e vários tipos de produto para os animais.

O Médico Veterinário pode atuar em outros campos também, são eles: na conservação de espécies com risco de extinção, cuidar do bem-estar animal e a reprodução em cativeiro; ser Perito Técnico, fazendo exames antidoping em animais que praticam esportes; cuidar da saúde de grupos de animais prevenindo e tratando doenças, entre outras. O profissional da Medicina Veterinária pode, também, trabalhar em órgão públicos, no setor de Saúde Pública e ser responsável pela prevenção e controle de zoonoses.

A carreira acadêmica e os centros de pesquisas também são uma boa opção para o profissional que quer seguir lecionando ou conduzir pesquisar para encontrar novas tecnologias para o mercado de saúde animal.