TCC: 7 dicas para você se preparar

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 22/09/2020
TCC: como se preparar
Descubra como se preparar para o TCC

Se você já está na faculdade ou já procurou saber como funciona uma graduação, é bem provável que já ouviu falar do TCC. Essa sigla é bem famosa entre os estudantes e, na maioria das vezes, ela traz certo desespero quando falada, deixando os alunos um tanto quanto assustado em relação a que os esperam no final do curso. Mas, calma! Já vamos avisando que não é preciso se desesperar. O TCC só tem fama de ser um “bicho de sete cabeças”, mas na verdade não é nada disso e neste post você vai entender bem porque não é preciso ter medo.

O que é TCC?

Primeiramente, vamos à pergunta mais importante, o que é TCC? TCC é a sigla de Trabalho de Conclusão de Curso. Ele, na maioria das instituições de ensino, é obrigatório para que o aluno conquiste seu diploma. Ou seja, quando o curso está chegando ao fim, os estudantes precisam realizar um trabalho final, que vale à uma disciplina. Se ele não apresentar ou for reprovado, é preciso fazer novamente o trabalho, assim como acontece quando o aluno deixa de fazer uma matéria que está da grade curricular do curso ou é reprovado nela.

Os formatos do Trabalho de Conclusão de Curso podem variar de acordo com a faculdade. Ele pode ser um artigo científico, uma monografia, um  relatório de pesquisa, entre outros. Além disso, todas as regras que o trabalho irá exigir, como as normas de formatação, os tipos de apresentação, se pode ser individual ou em grupo, como será organizado, serão definidas por cada instituição de ensino. Então, se no seu caso, o TCC já está quase batendo na porta, procure conhecer as regras que a sua faculdade adota.

Bom, se você chegou até aqui já deu para perceber que o TCC não é tão assustador assim, né? Ele é um trabalho de graduação, assim como todos os outros, no entanto, ele exige um pouquinho a mais. É preciso ter bastante comprometimento e interesse, isso é o principal! No mais, se você der o seu melhor e se dedicar, temos certeza que sua nota será memorável. E para te ajudar a encarar o Trabalho de Conclusão de Curso sem medo e ansiedade, neste post nós selecionamos 7 dicas de como se preparar para o TCC. Vem com a gente e conquiste nota 100 no seu trabalho!

1 – Escolha um tema para o TCC

O primeiro passo para iniciar seu TCC é definir qual será o tema do seu trabalho. Essa decisão não é muito fácil, visto que durante a faculdade você, provavelmente, teve contato com uma infinidade de áreas e assuntos diferentes. Do início até o final do curso, muitos temas surgem e com eles a grande dúvida de qual escolher para o seu Trabalho de Conclusão.

Uma dica para te ajudar nesse momento de escolha, é analisar quais os assuntos que foram tratados durante sua faculdade em que você tem mais afinidade e interesse. Troque uma ideia com seus colegas e professores, isso também pode te ajudar na hora da decisão. Depois de definir o tema que mais lhe agrada, faça uma pesquisa ampla sobre o assunto, veja se existe material suficiente para embasar seu trabalho e veja se o tema já foi abordado da mesma forma em outro trabalho já realizado. A partir disso, é possível iniciar a segunda etapa.

2 – Informe-se das regras da faculdade

Após a decisão do tema, está na hora de começar a pesquisar como funciona o Trabalho de Conclusão de Curso na instituição de ensino em que você estuda, uma vez que, cada uma possui regras diferentes. Procure saber os formatos de TCC que a sua faculdade aceita, se o trabalho é realizado em grupo ou individual, como funciona o cronograma e por aí vai.

Provavelmente, a faculdade irá disponibilizar um documento contendo todas as regras exigidas. Então, procure, o quanto antes, onde você pode encontrá-lo e leia com atenção. É muito importante saber que todas as regrinhas que estão ali são de extrema importância e contarão pontos na hora da avaliação do seu trabalho.

Em geral, a maioria das faculdades seguem as regras de padronização da ABNT. Então além das regras da própria instituição, procure estudar sobre a ABNT. Mas, você sabe o que significa essa sigla? ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas, ela é uma entidade privada sem fins lucrativos responsável pela normatização técnica no Brasil. Suas normas são usadas para uniformizar a apresentação de trabalhos científicos em todo o país. Fique de olho em cada detalhe para você não perder pontos.

3 – Escolha seu grupo

Se a sua faculdade permite que o TCC seja feito em grupo, chegou a hora de definir as pessoas que irão enfrentar esse desafio com você. Uma dica: afinidade não deve ser um fator de escolha. Muitas vezes, os estudantes fazem os trabalhos apenas com seus amigos próximos, mas agora não é hora disso. O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser feito entre pessoas que têm o mesmo interesse com o tema definido e que apresentam habilidades complementares. 

Nesse momento, é muito importante conhecer bem seus colegas de sala. Sabe aquela pessoa que não leva nada a sério e que nunca ajudou nos trabalhos durante a faculdade? Ela, com certeza, não será uma boa opção de parceria. Então, procure conversar com as pessoas que realmente estão dispostas a darem o seu melhor e que tenham afinidade com o assunto que será desenvolvido durante o TCC. Monte o grupo ou dupla, discuta sobre o tema, anote todas as ideias que surgirem e comece a programar como será o trabalho.

4 – Faça um cronograma

O cronograma é apenas o início de um longo trabalho, entretanto, ele será importante do início ao fim. Seguir rigorosamente o que foi definido traz mais tranquilidade e segurança para a realização do TCC. Junte com seu grupo e monte um cronograma que seja ideal para todos. Busque no documento que a faculdade disponibiliza tudo que é preciso ser entregue e quais são as datas. Trabalhar com antecedência e organização é fundamental. Não deixe nada para última hora! 

Além do cronograma criado em grupo, outra dica é criar seu próprio cronograma. Afinal, cada um tem uma rotina e ritmo de trabalho diferente. Anote todas suas obrigações diárias, desde as aulas da faculdade até as horas reservadas para suas atividades físicas. Veja quanto tempo você tem até a data da entrega final do trabalho e, a partir de então, adicione a sua rotina um período para se dedicar ao seu TCC. Seja uma hora por dia, ou uma tarde durante a semana, o importante é ir fazendo aos poucos, com total dedicação e sem prejudicar seus outros compromissos.

5 – Crie uma rotina de leitura

Entre as diversas atividades do seu dia a dia, com o início do TCC, será preciso acrescentar alguns hábitos a mais na sua rotina. Como já falamos, o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso exige muita dedicação, e por isso é necessário começar a mudar seus hábitos desde o início do trabalho.

Entre as práticas que precisam ser criadas pelos estudantes que estão realizando o TCC, uma das mais importantes é criar uma rotina de leitura. Ler é fundamental para o Trabalho de Conclusão de Curso. Por isso, tente reservar um tempo dos seus dias para ler sobre o tema do seu TCC. Assim, será possível construir um bom embasamento para o conteúdo que você irá escrever em seu trabalho.

6 – Demande do seu orientador de TCC

O orientador é uma figura muito importante quando falamos em Trabalho de Conclusão de Curso, portanto busque um professor que tenha condições de dar o suporte necessário que você precisa durante o desenvolvimento do trabalho. Primeiramente, o orientador deve ter domínio sobre o tema escolhido e em segundo, deve ser uma pessoa acessível e exigente. É normal que os orientadores peçam diversas correções, e isso, muitas vezes, acaba sendo cansativo. Escrever, corrigir, escrever, corrigir… Mas é exatamente essa atitude de sempre exigir melhoras, que faz o orientador ser uma peça essencial do trabalho.

Por isso, busque sempre um professor que possa te dar todo esse suporte. Alguém que exija ao máximo de você e de seu grupo, com o intuito do trabalho ficar o mais próximo do perfeito no momento da entrega final. Se você reparar que seu orientador não está muito acessível ou não exige o tanto suficiente, demande atenção dele. Entre em contato sempre que você precisar, tire dúvidas, peça correções do que você escreveu, e uma dica: não deixe para fazer isso na última hora. Esse suporte deve ser feito desde o início para não acumular as tarefas. 

7 – Prepare-se para a apresentação

O momento da apresentação do TCC, com certeza, é um dos mais esperados pelos alunos durante a graduação. Primeiramente, porque finalmente chegou ao fim um trabalho que exige tanto esforço, segundo, porque, na maioria das vezes, as apresentações acontecem no fim da faculdade e terceiro, porque é normal os alunos ficarem ansiosos para a apresentação, a famosa banca de TCC.

Para tornar esse momento o mais tranquilo possível, é preciso treinamento. Tente acabar a parte teórica um tempo antes do dia da apresentação, assim nos dias anteriores da banca, você ficará por conta de ensaiar. Leia todo o trabalho quantas vezes for necessário e faça uma apresentação para seus pais, para algum amigo ou sozinho mesmo. O importante é você ensaiar exatamente como você fará no dia.

É normal rolar um nervosismo no momento da apresentação, mas calma, não se entregue ao estresse. Procure chegar na faculdade horas antes da apresentação, tire um tempo para relaxar e não fique tentando decorar falas minutos antes da banca iniciar, isso só te deixará mais nervosos. Pense que o TCC é um trabalho com todos os outros que você já apresentou na faculdade e que tudo ocorrerá bem.  Se você se dedicou desde o início do desenvolvimento do trabalho, com certeza, a apresentação será tranquila. Ela é apenas uma oportunidade de você expor tudo que aprendeu sobre o tema.