Engenharia mecânica: curso e carreira

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 16/12/2020
Engenharia mecânica
Tudo sobre engenharia mecânica.

Escolher qual curso fazer na faculdade, qual carreira seguir, qual profissão exercer, são dúvidas que fazem parte da vida da maioria das pessoas que curar o ensino superior. Entretanto, essa escolha nem sempre é fácil e vários pontos devem ser analisados antes de tomar a decisão final.

Uma dica é você se lembrar do tempo de escola e se recordar de quais matérias você tinha mais facilidade. Você pode também se identificar com uma área específica do conhecimento, sejam elas nas Ciências Humanas, Sociais, Exatas ou da Saúde. O que vale é você escolher uma área que tenha mais afinidade e terá prazer de trabalhar, futuramente, com aquilo que gosta.

Quem é mais fã de português e história, opta por cursos da área das Ciências Humanas, como Pedagogia. Já quem prefere o campo das Ciências da Saúde, escolhem cursos como Psicologia, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, entre outros. Porém, se você curte matemática, física e química, com toda certeza as Ciências Exatas são a sua praia e um exemplo de curso que abrange essa área é a Engenharia.

Se você curte cálculos, acha fascinante a indústria automobilística e petrolífera ou sonha em conhecer sobre os processos mecânicos, vem com a gente na leitura de hoje e conheça tudo sobre o curso de Engenharia Mecânica.

Confira abaixo!

Como é o curso de Engenharia Mecânica?

O curso de Engenharia Mecânica é uma das áreas das Engenharias que possui mais procura no mercado, sendo esse o profissional responsável por que cuidar do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Após a formação, o Engenheiro Mecânico tem um alto índice de ocupação no mercado de trabalho e tem a oferta de boas remunerações.

O curso de Engenharia Mecânica é bem multidisciplinar e dura, em dia, 5 anos. Durante todos os períodos, possui disciplinas teóricas e práticas. Nos períodos iniciais, o estudante tem contato com as matérias básicas dos cursos de Engenharias, que em sua maioria são na área de matemática e física. Logo após, serão estudados os conteúdos básicos e próprios da Engenharia Mecânica, como: Eletricidade Aplicada, Expressão Gráfica, Fenômenos de Transporte, Mecânica dos Sólidos, entre outras.

Para uma formação mais completa, o estudante de Engenharia Mecânica possui em sua grade curricular, também, os conteúdos específicos do curso com matérias voltadas aos processos industriais e produtivos, sendo eles Métodos Numéricos, Termodinâmica, Instrumentação e Controle, Projeto de Máquinas, Dinâmica de Sistemas Mecânicos, Materiais de Construção Mecânica, Mecânica Geral, Processos de Fabricação, Gestão de Produção, Sistemas Mecânicos, Sistemas Térmicos e Fluidomecânicos, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Máquinas de Fluxo, Segurança do Trabalho, Gestão de Projetos, Manutenção e Metrologia.

Para finalizar o curso, é necessário que o graduando realize o estágio supervisionado e elabore um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quais são as funções da profissão?

O Engenheiro Mecânico é o responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria. Além disso, ele participa do projeto, fabricação, operação e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos.

Sua função é selecionar matéria-prima para construção, obter molde das peças que serão fabricadas, criar protótipos, fazer o controle de qualidade, acompanhar testes de resistência e testar novos produtos. O profissional dessa área também realiza muitas análises, teste e gerenciamento de equipes em diferentes setores no mercado, desde fábrica de carros até plataformas de extração de petróleo.

Na área de Engenharia Mecânica, o setor industrial é o principal campo de oportunidades, por ser um segmento que demanda mais mão de obra qualificada de Engenheiros Mecânicos. Trabalhar por conta própria também é uma opção e pode ter um bom rendimento através do atendimento terceirizado para outras empresas.

Após formado, o ideal é que o Engenheiro Mecânico se especialize em uma área específica ou realize algum curso profissionalizante para se destacar no mercado de trabalho e conseguir melhores oportunidades.

Qual é o perfil do profissional?

O profissional de Engenharia Mecânica precisa saber lidar com pessoas, trabalhar em equipe, ter boa comunicação e saber otimizar processos. Essas habilidades são essenciais, já que é o responsável por coordenar a equipe dentro da empresa ou linhas de produção e repassar informações sobre os processos de trabalho.

Gostar de números também é fundamental, pois a área de Engenharia é totalmente voltada para cálculos e dados. O profissional precisa ser muito observador e detalhista também, já que ele é o responsável pelo controle de qualidade da produção e precisa identificar erros e analisar testes realizados em equipamentos.

O Engenheiro Mecânico precisa entender também de matéria prima, uma vez que ele é responsável, também, por encomendar todo o material necessário para a produção onde desenvolve seus projetos e atividades. Vale lembrar que, se você não tiver o conhecimento necessário sobre matérias-primas, não precisa se desesperar, pois durante a faculdade você irá receber todos os conhecimentos necessários sobre esse tema.

Mercado de trabalho da Engenharia Mecânica

O mercado de trabalho na área de Engenharia Mecânica possui um campo vasto e é uma profissão essencial para o desenvolvimento econômico do país. O profissional pode desenvolver e projetar máquinas e sistemas, além de poder pesquisar sobre tecnologias da área, liderar equipes de produção e manutenção, atuar no controle de qualidade, projetar usinas e fábricas.

O Engenheiro Mecânico pode estar presente em plataformas de exploração de petróleo e gás, na indústria automobilística, na produção de máquinas, motores e equipamentos de aquecimento, além de produzir as ferramentas da sua área de atuação. Pode atuar também na indústria aeronáutica, em setores de energia,

petrolífero, com biociências, na área comercial, na consultoria de projetos industriais diversos, entre outros.

O profissional da Engenharia Mecânica, pode trabalhar também no campo de pesquisa e desenvolvimento criando e testando protótipos de produtos e, assim, conseguir encontrar falhas e corrigir. Ou, se preferir, pode migrar para a área de educação também, ministrando aulas no ensino superior público ou privado.

Para exercer a profissão de Engenheiro Mecânico, é necessário estar regulamentado e ter o registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). O registro no conselho deve ser realizado após a conclusão do curso, mas para isso o requerente precisa comparecer à sede do CREA de sua região portando o diploma ou declaração de conclusão de curso, bem como o histórico escolar com notas e cargas horárias.