Engenharia de Produção: curso e carreira

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 30/10/2020
Tudo sobre Engenharia de Produção

Qual curso fazer na faculdade? Essa é uma pergunta que faz parte do dia a dia do estudante logo após sair do ensino médio. São muitas dúvidas e várias opções de carreira a se seguir, mas o estudante deve ficar atento quando for escolher, pois é uma decisão que impacta diretamente na sua vida.

Muitos estudantes vão para áreas que têm mais afinidade, seja ela Humanas, Exatas ou da Saúde. O que importa é escolher uma carreira que vai lhe proporcionar felicidade e desempenhar o seu papel como um bom profissional no mercado de trabalho.

Quem tem mais facilidade com língua portuguesa, vai para a área de Humanas; assim como quem tem mais facilidade com matemática e física, vai para a área de Exatas, em cursos como Engenharia, por exemplo. Entretanto, a Engenharia possui várias vertentes, porém hoje, nesse post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o curso de Engenharia de Produção. Então, vem com a gente e continue a leitura abaixo!

Como é o curso de Engenharia de Produção?

O curso de Engenharia de produção dura, em média, 5 anos. No início da graduação, o estudante tem matérias mais gerais para todas as Engenharias, como disciplinas das áreas de Ciências Exatas e da Computação. Depois dessa formação básica, o aluno recebe conteúdos mais específicos na área de Produção, Gestão Financeira e Econômica, Gestão de Pessoas e Qualidade, entre outros. O curso de Engenharia de Produção conta também com aulas em laboratórios e em campo, visitando indústria e empresas.

Além das disciplinas citadas anteriormente, o estudante deve ter pelo 30% de carga horária total em alguns conteúdos básicos como: Administração, Ciências do Ambiente, Ciência e Tecnologia dos Materiais,  Economia, Eletricidade Aplicada, Expressão Gráfica, Fenômenos de Transporte, Física, Informática, Matemática e Estatística, Mecânica dos Sólidos, Metodologia Científica e Tecnológica e Química.

Já os conteúdos específicos, lecionados mais ao final do curso, são obrigatórios em 15% na grade curricular do curso de Engenharia de Produção, sendo eles: Engenharia do Produto, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Estratégia e Organização, Gerência de Produção, Gestão Ambiental, Gestão Econômica, Gestão de Tecnologia, Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas, Pesquisa Operacional, Processos de Fabricação, Qualidade, Sistemas de Informação e Transporte e Logística.

Ao final do curso, para se diplomar,o estudante deve realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de concluir, também,  os estágios obrigatórios e supervisionados.

Quais são as funções da profissão?

Com a função de gerenciar recursos financeiros, humanos e materiais de uma empresa, o Engenheiro de Produção associa a Engenharia, Administração e Economia para desenvolver métodos de aperfeiçoamento nos processos produtivos, racionaliza o trabalho e ordena as atividades empresariais, além de ser um elo entre os setores técnicos e administrativos.

Além de manter baixos os custos de produção de uma indústria ou empresa, o Engenheiro de Produção também tem a função de garantir a eficiência, dimensionar e gerenciar os processos produtivos. Portanto, pode trabalhar, também, gerenciando a vida financeira da empresa, seus custos e as aplicações de seus recursos.

O profissional da engenharia de produção, após formado, pode optar por diferentes áreas no mercado de trabalho, desde o setor industrial até o metalúrgico, além de poder trabalhar por conta própria prestando serviços. O ideal é que, após conclusão da graduação, o recém-formado realize cursos, especializações ou uma pós-graduação em diferentes campos para se destacar no mercado de trabalho.

Qual é o perfil do profissional?

O Engenheiro de Produção precisa trabalhar coletivamente e deve ter a habilidade de organizar processos. Além disso, é de extrema importância que esse profissional tenha um bom raciocínio lógico, saiba resolver problemas e enfrentar desafios.

Trabalhar em equipe é essencial para o Engenheiro de Produção, já que é ele que orienta sobre processos de trabalho, organiza tarefas dentro da linha de produção, fiscaliza sobre normas e procedimentos e, ainda, comunica sobre possíveis inovações e melhoramento em produtos e serviços.

A comunicação também é muito importante, pois é através dela que o Engenheiro mantém a ordem entre a equipe e a utiliza para repassar todas as orientações no ambiente de trabalho.

Mercado de trabalho em Engenharia de Produção

O Engenheiro de Produção tem um mercado de trabalho bem vasto para se explorar. O setor industrial, lojas de varejo e setor de turismo, são alguns dos locais onde o Engenheiro de Produção pode estar presente desempenhando suas atividades no desenvolvimento organizacional, economia empresarial, na Engenharia do trabalho, planejamento e controle, entre outras. 

O recém-formado em Engenharia de Produção pode optar por diferentes tipos de carreira, por exemplo, trabalhar em uma multinacional ou no setor público em prefeituras, governos dos estados e, até mesmo, em outros órgãos públicos como o IBGE e EMBRAPA.

Além das oportunidade de atuação citadas anteriormente, o Engenheiro de Produção também pode optar pela carreira docente, dando aulas no ensino superior; e tem aqueles ainda que optam por empreender, onde têm seu próprio escritório de engenharia e desenvolve seus projetos através de demandas feitas por empresas.

Por ser um campo bem amplo, o Engenheiro de Produção ainda tem outras opções de trabalho no mercado de trabalho como nas indústrias siderúrgicas, agrícolas, automobilísticas, químicas, civis, de eletroeletrônicos, entre outras. Entretanto,  também são requeridos por indústrias nas áreas de fabricação, manufatura, tecnologia e empresas de prestação de serviços.

Vale lembrar que, para exercer a profissão de Engenheiro, é necessário estar regulamentado e ter o registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Esse registro é exigido principalmente para os casos onde o engenheiro de produção será o responsável por determinado produto ou serviço. Para fazer o registro no conselho de forma regular, o requerente precisa comparecer à sede do CREA de sua região portando o diploma ou declaração de conclusão de curso, bem como o histórico escolar com notas e cargas horárias.