Ciências Contábeis: tudo sobre curso e carreira

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 15/11/2020
Ciências contábeis. Tudo sobre curso e carreira
Curso e carreira de ciências contábeis.

Entrar na faculdade é um divisor de águas na vida de qualquer estudante. E essa etapa é um momento muito esperado, já que a graduação é uma nova fase, onde o estudante pode estudar e se dedicar a uma área que realmente gosta. Porém identificar essa preferência, às vezes, pode não ser tão fácil e aí vem a grande dúvida: qual curso fazer na faculdade?. Além disso, outros questionamentos surgem na hora de escolher o curso superior.

Nesse momento, é importante analisar com qual área você se identifica mais, sejam elas Exatas, Humanas, Sociais ou da Saúde. Uma dica é observar em quais matérias você se dava bem na escola e com quais tinha mais facilidade, na maioria das vezes, serão essas que você tem mais afinidade e pode ser sua área. Além disso, pesquise sobre cursos e carreiras para esclarecer suas dúvidas.

Hoje, iremos te contar sobre o curso de Ciências Contábeis. Você sabia que embora seja uma profissão relacionada aos números, ela não se encontra dentro das Ciências Exatas? Sabia que os profissionais formados em Ciências contábeis podem trabalhar em empresas, órgãos públicos e até por conta própria? Essas informações e muitas outras, você confere no texto abaixo, onde você encontra tudo o que acontece durante o curso de Ciências Contábeis e como é o mercado de trabalho para os Contadores e Contadoras.

Vem com a gente e descubra!

Como é o curso de Ciências Contábeis?

Na maioria das instituições de ensino, o curso de Ciências Contábeis dura, em média, 4 anos. Apesar de ser uma área que lida muito com números, ele não está incluído nas Ciências Exatas, mas no campo das Ciências Sociais.

Durante os quatro anos de curso, o estudante é preparado para que seja capaz de organizar a vida financeira de uma empresa ou órgão público. Além disso, a faculdade também prepara o aluno para que ele possa controlar receitas, despesas, lucros da organização, registrar todas as atividades financeiras, escrever relatórios e elaborar o balanço patrimonial. No decorrer desse período, o graduando tem aulas teóricas e práticas, além dos estágios para reforçar o aprendizado e preparar o estudante para o mercado de trabalho. 

Nos períodos iniciais do curso, a grade curricular é voltada para conceitos gerais como Matemática, Economia, Ciências Sociais, Teorias da Administração Direito, Finanças, Tecnologia da Informação, Teorias da Contabilidade, Atividades Atuariais, Informações Financeiras e Patrimoniais. Após esse período, o estudante começa a ter disciplinas específicas que são essenciais na formação de um contator, são elas: Contabilidade Tributária, Custos, Orçamento Público, Auditoria, Perícia, Arbitragem, Controladoria, Administração Financeira, entre outras.

No período final de curso, o graduando está apto para realizar os estágios e, assim, coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Vale lembrar que, ao final do curso, é necessário elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para finalizar a graduação.

Quais são as funções da profissão?

O profissional formado em Ciências Contábeis tem conhecimentos sobre a área financeira, econômica e patrimonial das empresas. O Contador também pode controlar gastos de uma organização, ser responsável pela análise e cálculo de impostos e auxiliar na declaração do imposto de renda. Além disso, ele também é uma peça fundamental nas horas de tomada de decisão em alguma situação que envolva a parte financeira da empresa.

O Contador está presente no dia a dia de pequenas médias e grandes empresas, auxiliando para que a parte contábil da empresa esteja sempre nas conformidades. Muito além de regulamentar impostos e realizar cálculos, o Contador pode prestar consultoria, atuar em cargos públicos e atender pessoas físicas.

A Contabilidade é uma área que oferece diversas oportunidades profissionais. Mas, para de destacar no mercado de trabalho, a dica é que o profissional se especialize em uma área especifica. Isso pode ser feito através da participação em especializações ou pós-graduação em diferentes campos, como a Contabilidade Fiscal, Tributária ou Pública, que são campos que estão sempre em expansão.

Qual é o perfil do profissional?

Na Contabilidade, o profissional lida com resultados financeiros e questões tributárias, econômicas, contratuais e patrimoniais de uma empresa, ser ético é fundamental no exercício da profissão. É necessário, também, que o Contador seja organizado e disciplinado para desenvolver suas atividades, além de ter afinidade com números, já que é uma área extremante voltada para cálculos.

O Contador deve ser uma pessoa com capacidade analítica, ou seja, analisar e interpretar números e informações. Através dessa análise, o Contador consegue dar sugestões e ideias nas tomadas de decisão ou auxiliar nas estratégias empresariais. Responsabilidade, seriedade e comprometimento devem estar também no currículo desse profissional que pode lidar com pequenas, médias e grandes empresas de diferentes ramos e segmentos.

Contudo, o Contador precisa estar atento nas leis contábeis e empresariais em vigência no país. É importante acompanhar as modificações que o governo realiza durante o ano sobre emissão de notas fiscais ou recolhimento de impostos, para que o profissional não cometa erros quando for emitir documentos ou cumprir alguma norma.

Mercado de trabalho em Ciências Contábeis

O mercado de trabalho em Contabilidade está em crescente procura e se encontra entre as dez profissões que possui maior taxa de empregabilidade no Brasil. Em pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostra que, aproximadamente, 93% dos Contadores estão empregados. Vale lembrar que o Contador pode atuar em instituições públicas, privadas ou pode optar por ter seu próprio escritório de Contabilidade e atender seus clientes.

O Contador pode ocupar diversas frentes de trabalho e é essencial na rotina, principalmente, de uma empresa. Nesse sentido, o Contador pode ir para a área de Auditoria, fiscalizando o trabalho de outros profissionais da área; Contabilidade Ambiental, controlando e planejando o investimento em projetos como, por exemplo, redução da emissão de poluentes no meio ambiente; Contabilidade Gerencial, controlando a parte financeira da empresa diante de custos, receitas, lucro, depreciação, taxas, impostos. O profissional pode, também, ter seu próprio escritório de Contabilidade para prestar consultoria e atender seus clientes.

A área de educação e ensino é uma ótima opção para o Contador, onde pode dar aulas em instituições públicas ou privadas, ensinar outros profissionais sobre assuntos da Contabilidade ou treinar funcionários da empresa que atende. Além dessas opções, o setor público carece desses profissionais em prefeituras, secretarias, governos e outros órgãos da esfera pública.

Como visto anteriormente, a Contabilidade possui um campo vasto de atuação, mas para conseguir exercer a profissão, o profissional deve obter um registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Após esse procedimento, estará apto a desempenhar suas atividades no mercado de trabalho.

Você é analítico e bom com números? Se sim, Contabilidade pode ser o curso ideal para você! Não perca tempo e venha estudar com a gente!