Nutrição: tudo sobre curso e carreira

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 22/11/2020
Tudo sobre a área de Nutrição
Tudo sobre Nutrição.

Existe uma infinidade de cursos para se fazer na faculdade. A dúvida é: qual escolher? Essa questão faz parte da vida de muitos jovens que estão em busca de ingressar em uma faculdade, mas ainda não ter certeza de qual caminho seguir. E não se preocupe, isso é normal! Essa dúvida vem junto com um misto de confusão e incerteza, mas fique tranquilo, vamos te dar algumas dicas que podem clarear um pouco o seu caminho.

O primeiro conselho que te dou é identificar com qual área tem mais afinidade, seja ela Humanas, Exatas ou da Saúde. Você pode fazer essa identificação se lembrando do tempo de escola e de qual matéria você gostava mais. Depois de descobrir, você pode pesquisar na internet sobre cursos e carreiras que envolvam essa matéria que você tanto gosta e se identifica.

O segundo passo é você selecionar um curso que você tenha mais interesse e pesquisar muito sobre ele para tirar todas as suas dúvidas. Um exemplo é se você tem mais facilidade com biologia e química, os cursos na área da saúde podem ser uma ótima opção para você, como Biomedicina, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Educação Física.

Mas, se você curte alimentação saudável, está sempre de olho em dietas nutricionais e quer dividir com todo mundo o conhecimento que você adquire nesses assuntos, talvez o curso de Nutrição seja para você. Continue com a gente nesse texto e tire todas as suas dúvidas sobre essa área que é tão importante na saúde das pessoas.

Como é o curso de Nutrição?

O curso de Nutrição faz parte das Ciências da Saúde e tem duração média de quatro anos. Além de ser uma graduação multidisciplinar, apresenta disciplinas básicas de qualquer curso da área da Saúde, como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, e disciplinas especificas do curso de Nutrição, como Dietética, Composição de Alimentos e Avaliação Nutricional.

O curso de Nutrição tem o por objetivo preparar o estudante para que dedique à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Durante o período de curso, o aluno tem aulas teóricas e práticas, além dos estágios obrigatórios que visam preparar o estudante para o mercado de trabalho. Vale lembrar que o graduando, também, tem aulas em laboratório para reforçar tudo o que foi aprendido em sala de aula.

Além das disciplinas citadas anteriormente, o estudante também tem contato com matérias próprias do curso e necessárias para o exercício da profissão, entre elas: Genética, Segurança Alimentar, Bioestatística, Microbiologia, Química Orgânica e Experimental, Bromatologia, Ciências da Alimentação, Nutrição, Nutrição Esportiva, Ciências e Tecnologias dos Alimentos, Parasitologia, Imunologia, Patologia da Nutrição, Gastronomia, Dietoterapia, Higiene, Saneamento, Legislação e Vigilância Sanitária, Bioética, Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Saúde Coletiva.

Para se graduar, o estudante deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, e participar dos estágios obrigatórios e supervisionados.

Quais são as funções da profissão?

Quem se forma em Nutrição, no geral, é responsável por cuidar da saúde das pessoas por meio da alimentação. É o Nutricionista quem acompanha problemas alimentares, trata e resolve problemas ligados às funções gastrointestinais. Além de controlar a alimentação humana, o Nutricionista supervisiona a qualidade dos alimentos, participa do desenvolvimento de produtos para a alimentação e elabora cardápios em estabelecimentos comerciais e industriais.

O Nutricionista, tem por função elaborar o diagnóstico nutricional dos pacientes e, por meio dele, fazer o acompanhamento de cada um deles de forma individual. Nesse sentido, ele prescreve dietas e suplementos que vão auxiliar no tratamento nutricional dos pacientes, sendo eles pessoas sadias ou com algum problema de saúde.

O profissional da Nutrição é também o responsável por fazer o controle de qualidade de alimentos em restaurantes e refeitórios, além de poder fazer o acompanhamento nutricional dos funcionários desde pequenas empresas até multinacionais. Entretanto, o Nutricionista também desenvolve e avalia produtos que podem ser utilizados na alimentação humana.

Após concluir a graduação, o Nutricionista pode se especializar por meio de pós graduação em diferentes campos, como Saúde Coletiva, Nutrição Clínica e Hospitalar, Obesidade e Emagrecimento, entre outras.

Qual é o perfil do profissional?

Por ser um profissional da área da saúde, o Nutricionista precisa ser amável, gostar de lidar com pessoas e ser comprometido ao lidar com as pessoas. Além disso, o profissional precisa ter empatia e ser confiável, para que o paciente se sinta seguro durante os atendimentos.

O Nutricionista também deve estar sempre atento com a alimentação de quem ele atende, é necessário analisar com cautela os problemas corporais e elaborar soluções a partir da alimentação. É fundamental, também, que o profissional seja comunicativo e entenda um pouco de tecnologia, para que saiba lidar com possíveis inovações que surjam na área alimentícia e sobre novos tratamentos alimentares.

Por fim, o Nutricionista deve ser uma pessoa amável, organizada, focada, que tenha liderança, que seja hábil na tomada de decisões e que saiba gerenciar recursos. Vale lembrar que é importante que o profissional esteja sempre em constate aprendizado e evolução, pois essa é uma área que sempre cresce e se expande.

Mercado de trabalho em Nutrição

O mercado de trabalho para o Nutricionista tem um grande campo de atuação. Uma boa opção para esse profissional é ter seu próprio consultório e atender seus pacientes prescrevendo novas dietas e fazendo acompanhamento nutricional. Além disso, pode, também, prestar consultoria e atender estabelecimentos comerciais, como supermercados, lanchonetes, padarias, restaurantes, indústria alimentícia, clínicas, laboratórios e hospitais. 

O Nutricionista pode atuar em outras frentes de trabalho também, por exemplo, na elaboração de cardápios, na administração e gerenciamento da produção de alimentos em diversos estabelecimentos (buffets, hotéis, escolas, entre outras), pode atuar no controle de qualidade da produção e armazenamento de alimentos em restaurantes, são algumas opções.

Na Nutrição Clínica ou Esportiva, o profissional também tem espaço e pode trabalhar com várias atividades. Na Nutrição Clínica, o Nutricionista fica por conta de reeducar a alimentação dos pacientes por meio da prescrição e adaptação de dietas para tratamento, seja no próprio consultório ou em clínicas. Já na Nutrição Esportiva, o Nutricionista elabora e acompanha a alimentação de atletas amadores e profissionais.

A área de docência e pesquisa é um campo bem vasto para o Nutricionista que opta por seguir carreira acadêmica. O profissional pode escolher dar aula para universitários ou pode estar presente na área de pesquisas relacionadas à alimentação e nutrição humana. O Nutricionista pode trabalhar, também, em órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, na área de vigilância sanitária, controlando a qualidade dos alimentos em todos os estabelecimentos. Além disso, pode participar de programas do governo na luta contra a desnutrição em regiões mais necessitadas do país.