Engenharia Civil: tudo sobre o curso e carreira profissional

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 30/09/2020
Engenharia civil: curso e carreira
Tudo sobre engenharia civil

Decidir qual curso de graduação fazer é uma questão que gera muitas dúvidas entre os estudantes após o fim do ensino médio. Na hora de fazer essa escolha, é normal que as pessoas busquem analisar quais disciplinas têm mais afinidade e se davam melhor na época de escola. Essa é uma questão que requer muito autoconhecimento!

Os estudantes que têm facilidade e gostam das disciplinas que são da área de exatas, na maioria das vezes, costumam optar por algum dos cursos da Engenharia. Entretanto, a partir dessa escolha, outras dúvidas podem surgir, visto que, a área da Engenharia tem um leque de opções que são bem distintas uma das outras. Engenharia de Produção, Elétrica, de Alimentos, de Controle e Automação, Aeronáutica, de Computação, Naval e Química, são alguns exemplos das diversas opções de cursos na área.

Se você já sabe que Engenharia realmente é sua praia ou está buscando conhecer melhor sobre, estamos aqui para te ajudar. Neste post, falaremos sobre o curso e carreira na Engenharia Civil, mostrando quais são as funções e o perfil dos profissionais da área e como anda o mercado de trabalho. Então, se você pensa em se tornar um Engenheiro (a) Civil, siga a leitura e fique por dentro de todas as informações. Vem com a gente!

Como é curso de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil tem como objetivo preparar os alunos para que sejam capazes, quando profissionais formados, de desenvolver, efetuar e supervisionar obras, sejam prédios, casas, estradas, viadutos, entre outros. Ao final dos 5 anos de graduação, que é a média de duração do curso na maioria das instituições de ensino, o estudante já está preparado para exercer todas essas funções, garantindo segurança nas construções.

Dentro da grade curricular do curso de Engenharia Civil, as disciplinas são divididas em básicas e específicas, sendo que ambas oferecem aulas práticas e teóricas. Durante os períodos iniciais da graduação, os alunos têm contato com as matérias básicas da grade, que em sua maioria são da área das ciências exatas, como: Álgebra Linear, Geometria Analítica, Cálculo, Desenho Técnico e Estatística.

Após esse primeiro contato com as disciplinas básicas do curso, os estudantes iniciam as matérias específicas do curso de Engenharia Civil e, juntamente delas, os estágios começam a fazer parte do dia a dia do aluno, onde ele irá colocar em prática todos os conhecimentos aprendidos até então. Alguns exemplos dessas disciplinas específicas são: Construção Civil, Projeto Arquitetônico, Fundações e Obras de Contenção, Instalações Hidráulicas Prediais, Concreto Armado e Pontes.

Funções do Engenheiro Civil

Todas as habilidades adquiridas durante a graduação, tornam o profissional formado em Engenharia Civil apto a exercer diversas tarefas dentro de uma obra. Suas funções estão ligadas à todas as etapas de uma construção, desde o planejamento até a orientação a outros profissionais que estão envolvidos no trabalho. É ele que analisa e estuda as condições do local, define quais materiais serão utilizados e supervisiona todas os processos da obra, do início ao fim.

Por ser responsável pelos fatores de uma obra, o Engenheiro Civil responde pela segurança da construção, sendo sua função garantir que nada aconteça de errado. Além disso, ele é o responsável por enquadrar o projeto de obra dentro das leis, que são específicas de cada local. Prestar consultoria e assistência, elaborar pesquisas e atuar no campo acadêmico, são outras funções que o profissional da área é capacitado a exercer.

Dentro de todas as funções do Engenheiro Civil, ele pode trabalhar em construções urbanas, hidráulicas, de infraestrutura e transporte, de saneamento, com estruturas e fundações, com cálculo estrutural, no planejamento de circuito elétrico, na gerência de recursos da obra, entre outras áreas.

Qual é o perfil do profissional da área?

Uma das principais características de um estudante e profissional de Engenharia Civil é ser uma pessoa dedicada. Desde o início do curso, como estudante, até depois de formado, o profissional precisa se manter atualizado nas novidades da área e não perder os conhecimentos básicos já aprendidos. Realizar uma pós-graduação é umas das formas de manter os estudos em dia e se destacar como profissional

Outro atributo fundamental do Engenheiro Civil é saber trabalhar em equipe, visto que, seu trabalho é feito em conjunto com outros profissionais, como: Pedreiros, Arquitetos, Bombeiros Hidráulicos, entre outros. Para esse trabalho em equipe dar certo, o Engenheiro Civil, como o responsável da obra, deve ser uma pessoa que tenha boa comunicação e que apresente um perfil de líder para, assim, conseguir coordenar o trabalho de todos os profissionais envolvidos no processo.

Por fim, o profissional formado em Engenharia Civil deve ser uma pessoa responsável e organizada. Essas duas características estão diretamente ligadas a grande responsabilidade que esse profissional carregar por ser o “líder” de uma obra.

Mercado de trabalho da Engenharia Civil

Se pararmos para analisar, o Engenheiro Civil é um profissional que pode atuar em diversos tipos de obras diferentes. Repare na quantidade de edifícios, casas, empresas, shoppings, pontes e estradas que existem na sua cidade. Por trás de cada um desses locais existe um Engenheiro Civil que foi o responsável por sua construção. Diante disso, o mercado de trabalho é bastante amplo para esses profissionais.

Mesmo quando a economia do país não está em seus melhores momentos, as ofertas de emprego para o Engenheiros Civis costumam se manter em alta. Isso acontece, principalmente, devido ao aumento do poder aquisitivo da população, dos investimentos em infraestrutura feitos pelo governo, entre outros fatores que conseguem manter aquecido o mercado da área da Engenharia Civil.

Vale lembrar que, para atuar como Engenheiro Civil no mercado de trabalho, o profissional precisa ser regulamentado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA),  que é um órgão público com o objetivo de fiscalizar os profissionais das áreas tecnológicas. Cada estado conta com um CREA, que juntos atuam diretamente com o  Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), que é a entidade de nível nacional.