Enfermagem: Curso e carreira

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 20/08/2020
tudo sobre curso e carreira de enfermagem
Enfermagem: tudo sobre curso e carreira

Escolher qual curso fazer na faculdade é uma decisão muito importante, porém bastante difícil de ser tomada. Entretanto, existem alguns casos em que as pessoas já sabem qual área seguir, o que torna essa definição bem mais fácil. A maioria de nós já temos uma noção de qual carreira tem mais a ver com a gente, qual temos mais facilidade e qual não faríamos de jeito nenhum. Quem não levava muito jeito em matemática e física na época da escola, tende a fugir dos cursos de exatas e das engenharias, o mesmo acontece com quem não curtia as aulas de biologia e química, e fogem dos cursos da área saúde.

Se no seu caso, você já sabe que sua preferência é pela área da saúde ou quer conhecer melhor sobre os cursos para identificar se é esse o seu lugar, você está no post certo. Temos feito várias postagens sobre os cursos da área saúde, para ajudar todos que estão passando por esse momento de escolha do curso e querem aprofundar seus conhecimentos sobre cada um deles. Portanto, esperamos te ajudar em uma das decisões mais importantes e desafiadoras da sua vida.

Enfermagem

Para este post, nós escolhemos o curso de enfermagem para apresentar a você. A Enfermagem é uma profissão que está sempre presente na vida de todas as pessoas, do nascimento até a morte. Além disso, esses profissionais precisam ser valorizados cada dia mais. Atualmente, estamos presenciando como os Enfermeiros e enfermeiras são imprescindíveis na sociedade, uma vez que estão na linha de frente ao combate à pandemia do novo coronavírus que vem afetando quase todo planeta em 2020.

Quer conhecer mais sobre o curso e carreira de Enfermagem? Então continue a leitura e vem com a gente! Temos certeza que você não irá se arrepender.

Como é o curso de Enfermagem?

Acima de tudo, o curso de Enfermagem fundamenta-se no estudo e na compreensão das leis da vida. Durante os anos de graduação, os estudantes são habilitados para atuar na ciência do cuidar, que é exatamente o papel desses futuros profissionais. O curso tem em média 4 a 5 anos de duração, que são divididos entre aulas teóricas, práticas e estágios. Durante todo esse período, o aluno é preparado para atuar na recuperação da saúde humana e na prevenção de doenças, além de aprender a lidar de forma ética e humanizada com todos os pacientes.

Na maioria das instituições de ensino, os primeiros períodos são voltados para as matérias teóricas, que são geralmente as básicas do curso, elas são dadas em sala de aula e nos laboratórios. Anatomia, citologia, fisiologia, bioquímica e patologia, são alguns exemplos. Além delas, a grade curricular conta com disciplinas voltadas para as condições de saúde da população, como no caso das matérias de Saúde Pública, Saúde Coletiva, Ciências Políticas, entre outras.

Após cursarem as disciplinas básicas do curso, os alunos iniciam as matérias específicas, tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em cada área da Enfermagem. Matérias como, Enfermagem em Saúde do Recém-Nascido, Enfermagem em Saúde da Mulher, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem em Saúde Mental e Enfermagem em Urgência e Emergência, são algumas das diversas áreas que os alunos vivenciam na graduação. Posteriormente, os estudantes começam a ter contato direto com pacientes e colocam em prática, durante os estágios, todo o conhecimento adquirido nas aulas.

Quais são as funções do Enfermeiro/a?

O profissional formado em Enfermagem é fundamental em qualquer equipe de saúde, pois ele é o integrador dos diversos profissionais que atuam em conjunto, fazendo a ponte entre eles. Sua principal função é cuidar dos pacientes, coletando dados, definindo a conduta a ser seguida, cuidando da higiene e alimentação e administrando medicamentos. Por possuir diversas frentes de atuação, a Enfermagem possibilita que os profissionais da área exerçam suas funções em cenários diferentes.

Os Enfermeiros/as,na maioria das vezes trabalham prestando assistência a equipe de saúde, em hospitais e clínicas. Entretanto, o profissional pode até ter seu próprio consultório, onde ele realizará ações de prevenção e assistência à saúde. Trabalhar em laboratórios, no Samu, em casa de parto, no campo da estética, como funcionários públicos, em centros de diagnósticos, entre outras, são algumas das outras opções de atuação dos Enfermeiros/as.

Após formados, os profissionais podem realizar pós-graduação, cursos e especializações para diferentes áreas do curso, como: Enfermagem Ginecológica e Obstétrica, Enfermagem em UTI, Enfermagem Forense , entre outras.Além disso, dependendo do nível de conhecimento e prática, o Enfermeiro/a pode atuar em campos mais complexos e participar de procedimentos que só profissionais especializados podem executar.

Qual é o perfil do profissional?

A Enfermagem é uma profissão que se originou sustentada em valores como persistência, compaixão e dedicação ao próximo, além de muita coragem. É exatamente por isso, que os profissionais da área precisam ser humanos e empáticos com qualquer paciente que cruza seus caminhos. Ser uma pessoa que se preocupa com os outros, que tem vontade de ajudar o próximo e que se entrega de corpo e alma ao seu trabalho, são características fundamentais de um Enfermeiro/a.

Além disso, o aluno e profissional de Enfermagem precisam ser muito dedicados desde o início da graduação até depois de sua formação. Os estudos não param para esses profissionais, a cada dia, pacientes novos chegam até eles, cada um com um problema de saúde específico. É preciso se manter atento às novidades da área da saúde e não perder os conhecimentos adquiridos durante a graduação.

Saber trabalhar em equipe é outra característica fundamental do profissional de Enfermagem. Como já falamos, geralmente, os Enfermeiros/as trabalham em conjunto com outros profissionais dentro de uma equipe médica. Por isso, o profissional precisa estar em sintonia com todos que trabalham a sua volta, mantendo sempre o seu foco e mantendo um bom relacionamento interpessoal, tanto com os colegas de equipe, quando com os pacientes e seus acompanhantes.

Mercado de trabalho da Enfermagem

mercado de trabalho vive em constante crescimento para os profissionais formados em Enfermagem. A área da saúde sempre foi e sempre será prioridade para os governos, e os Enfermeiros/as são um dos profissionais mais requisitados. Como já falado, com a pandemia, em 2020, ficou ainda mais visível como esses profissionais são indispensáveis para toda a sociedade.

Uma grande quantidade de recém-formados se concentra na região Sudeste, enquanto no nordeste do país, há falta de bacharéis, especialmente nas cidades do interior. Entretanto, é possível encontrar opções de trabalho na maioria das regiões do país. Isso se deve, principalmente, à Enfermagem ser uma área com dezenas de frentes de atuações, como as que já citamos.

Atualmente, a área de Saúde da Família é umas das que mais tem crescido no país. Oportunidades na Urgência e Emergência, também, estão crescendo devido a implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e serviços de resgate e atendimentos. Além disso, os profissionais que atuam na área de Oncologia, Pediatria, Geriatria e Dermatologia estão encontrando mais opções de trabalho em razão do desenvolvimento de tratamentos nessas áreas.

Gostou da carreira de Enfermagem? Se você é uma pessoa que curte a área da saúde, gosta de ajudar o próximo e é proativo/a, talvez iniciar esse curso pode ser o início de uma grande carreira profissional. Não perca tempo!