Rotina de estudos na quarentena. 5 dicas para você manter o foco.

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 24/06/2020
Manter a rotina de estudos na quarentena.
Como manter a rotina de estudos durante a quarentena.

Como mantar rotina de estudos durante a quarentena?

Diante da pandemia que estamos enfrentando devido ao novo coronavírus, o governo brasileiro decretou isolamento social com o objetivo de diminuir a propagação do vírus. Desta forma, é preciso que todos fiquem em casa, em exceção dos trabalhadores essenciais.

Para os estudantes, o Ministério da Educação – MEC, autorizou que as aulas presencias fossem substituídas por aulas online. Contudo, se adaptar a essa mudança pode ser um tanto confuso. Como manter a rotina de estudos? Essa é uma das principais dúvidas dos estudante.

Se você também não sabe como estabelecer sua rotina durante a quarentena, continue lendo este post e veja 5 dicas que podem te ajudar a se organizar e manter seu foco nos estudos.

1-Mantenha uma rotina

Ficar em casa, naturalmente, nos deixa mais relaxados, mas este não é o momento ideal para o descanso. É preciso ter consciência: o clima não é de férias!

É necessário continuar seguindo uma rotina, respeitando os horários de cada atividade diária. Estabeleça um horário para acordar, para fazer suas refeições, para os estudos, e é claro, para relaxar também. Continue usando sua agenda ou planner, se você tiver, eles vão te ajudar nessa organização de horários.

Faça um cronograma de estudos. As aulas no formato online acabam deixando os alunos mais livres, ficando mais fácil cair na procrastinação. Assim, com o cronograma feito, você terá que segui-lo, evitando que as matérias e atividades se acumulem.

Além disso, aproveite o tempo livre buscando outras formas de adquirir conhecimento.  Sabe aquelas referências bibliográficas que o professor já passou em sala de aula? Então, esse é o momento de ir atrás delas. Tire um tempo do seu dia para ler ou veja algum filme/documentário que possam agregar ao seu conhecimento.

2-Nada de pijama

Sei que pode parecer bobeira, mas essa dica também é muito importante. Nada de usar pijama o dia todo! Roupas confortáveis sim, pijama não.

Estudar de pijama condiciona o cérebro a diminuir o ritmo das atividades. O conforto extra pode  te deixar mais lento, o que abre brechas para a distração. Já reparou que quando você fica de pijama acaba batendo aquela vontade de tirar um cochilo?  E muitas vezes, esse cochilo, que era para durar uns 20 minutinhos, acaba se estendendo por horas , e na hora que você acorda, bate aquele desespero pelo tempo perdido

Então, para cumprir a primeira dica –  manter uma rotina durante a quarentena – é preciso tirar o pijama. Todos os dias ao acordar, levante, tome um café e troque de roupa. Assim vai ficar mais fácil realizar suas atividades e seu dia será mais produtivo.

3- Defina um local de estudos

Assim como o uso do pijama, o local que você define para estudar pode ser um grande vilão para a sua produtividade. Estudar na cama? Jamais! Sei que quando se está em casa, ficar na cama é um tentação, mas é preciso evitar. Quando você faz suas atividade deitado/a sua mente acaba associando a cama ao descanso e isso pode te deixar mais lento/a e distraído/a.

Busque um ambiente de estudos que seja tranquilo, sem muito barulho, com boa luminosidade e que você possa ficar em uma postura confortável. Sabemos  que muitas vezes não é fácil achar esse espaço com tranquilidade para se estudar em casa. Nossos pais, irmãos, maridos e esposas ou até filhos, que também estão tendo que ficar em casa , acabam atrapalhando de certa forma. Mas a dica é: evite espaços em que outras pessoas ficam próximas. Use o cômodo da sua casa que tem menos movimento e faça dele o lugar fixo para os estudos, assim fica mais fácil evitar distrações.

4- Participe!

Não é porque o momento é de isolamento social que você deva ficar sem comunicar. Estar em casa não significa que você está desligado do resto do mundo. Pelo contrário, hoje, com a tecnologia, é possível estar conectado com várias pessoas, independente do lugar que se esteja.

E com as aulas online não é diferente. Os professores, que também estão em suas casas, conseguem passar todo o conhecimento para os alunos. Mas para você não perder nada é preciso participar. Não deixe de estar presente durante as aulas ao vivo. Apesar do modelo das aulas online oferecerem a possibilidade do conteúdo ficar gravado para assistir posteriormente, é muito importante participar no momento em que o professor está dando a aula. Assim fica mais fácil para tirar dúvidas e expressar sua opinião sobre algo.

Outro ponto importante, é não perder contato com os colegas da sala. Sabe o grupo de whatsapp da turma? Então, ele é fundamental nesta fase de isolamento. Todos que estão nele estão passando pelo mesmo processo de adaptação para as aulas online, por isso é um espaço ótimo para tirar dúvidas, trocar ideias e experiências e ficar por dentro de alguma novidade que possa surgir.

Vale lembrar que seus professores também estão à disposição, além dos momentos das aulas ao vivo. Sempre que alguma dúvida surgir ou você tiver algum problema, entre em contato com ele. Ah, e o coordenador do curso também! As aulas físicas estão suspensas mas todos estão de suas casas trabalhando e prontos para atendê-lo.

5- Relaxe e movimente-se

Nossa última dica, mas não menos importante que as outras, vai para você que já está se sentindo exausto psicologicamente. Este período de isolamento social não é nada fácil, ele acaba mexendo muito com a nossa mente. O medo, a insegurança e a incerteza, acaba nos dominando em vários momentos. E é nessa hora que é preciso fazer uma pausa. Isso mesmo, durante sua rotina é necessário estabelecer horários para relaxar.

Quais atividades você gosta de fazer para se distrair? Algumas dicas são: veja filmes, séries, leia livros, medite ou faça exercícios físicos. Todas essas atividades vão te ajudar a manter a rotina de estudos na quarentena e tornar esse período mais leve. E o melhor de tudo, dá para fazer dentro de casa, sem correr riscos. Afinal, em tempos difíceis, como este que estamos vivendo, é preciso adaptar a rotina e procurar viver da forma mais leve possível.