Como render os estudos em casa

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 01/11/2020
estudos em casa
rotina de estudos em casa

Este ano foi atípico na vida de muitos estudantes. Com a chegada da pandemia do COVID-19, a educação teve uma reviravolta e muita gente teve que se adaptar a um novo modelo: estudar em casa. Para muitos alunos, foi o primeiro contato que tiveram com o ensino a distância e isso foi um grande baque, pois muitos deles estavam acostumados com as aulas presenciais.

O estudo online trouxe muitos desafios para os alunos, pois tiveram que se adaptar à uma nova realidade, mudar a forma de aprendizado e desenvolver um senso crítico mesmo em meio à atual situação em que vivemos. Além disso, surgiram também obstáculos adicionais, como a disciplina e organização dos estudos, que nem sempre o estudante consegue se organizar sozinho e manter uma rotina de estudos correta.

Entretanto, você pode aproveitar esse período para colocar algumas atividades em dia, criar novos hábitos de estudo, organizar sua rotina, revisar provas e adquirir novos aprendizados assistindo documentários ou filmes. Não sabe como? Continue a leitura.

Estudar em casa pode não ser tão fácil quanto parece, mas não se desespere! Preparamos algumas dicas para você se organizar e conseguir aproveitar os estudos mesmo em casa. Vem com a gente e confira!

Se organize

Pode parecer complicado no começo, mas se organizar é essencial para que você não se perca em meio a tantos conteúdos para estudar, atividades e tarefas a se fazer e matérias para revisar.

Você pode criar listas de tarefas e o horário que cada uma deve ser cumprida ou, então, utilizar algum aplicativo que te auxilie nessa organização, o Trello e o Google Agenda São algumas opções.

O Trello é um gerenciador de tarefas e está disponível para Android, iOs e Desktop. O objetivo nesse aplicativo é organizar suas tarefas em colunas e cartões, afim de representar cada uma das atividades que você tem que cumprir, além disso, é totalmente personalizável e você pode organizar os quadros e listas como quiser.

Já o Google Agenda é perfeito para organizar tarefas diárias, como a entrega de trabalhos e horários de aulas. Nele, você pode adicionar atividades, definir horários específicos e, além dos mais, recebe lembrete desses compromissos através de notificações. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOs.

Defina um local para os estudos

Pode não parecer, mas é importante que você tenha um locar exclusivamente para os seus estudos. Um local que tenha muito estímulo por meio de barulhos ou muita informação visual, como cartazes ou pôsteres, não é o ideal, pois pode trazer distração com tanta informação em um só lugar.

O mais aconselhável é que seja um local calmo, tranquilo, sem distrações e com o mínimo de ruído e barulho possível, pois assim você focar e se concentrar melhor para exercer suas atividades programadas.

Nem sempre é possível ter um escritório ou sala específica para estudar, mas se você separa um cantinho da sua casa, uma mesa e cadeira confortáveis, já é um ótimo começo. Além disso, esse “conforto” ajuda a minimizar o cansaço e as dores que podem surgir devido à má postura que é muito comum quando você realiza alguma atividade no sofá ou na cama, por exemplo.

Vale lembrar que o celular atrapalha muito nessa hora dos estudos, saiba dosar. Utilize-o somente para pesquisar ou para revisar algum conteúdo necessário, evite se distrair nas redes sociais, aplicativos de mensagens ou jogos, pois só assim você conseguirá render muito mais seus estudos e cumprir todas as tarefas agendadas.

Crie uma rotina e um cronograma de estudos

É importante, mesmo em casa, que você mantenha uma parecida com a que você tinha no dia a dia, ou seja, continuar acordando no mesmo horário, ter os mesmo hábitos matinais como de costume, fazer suas refeições nos horários corretos, usar uma roupa adequada durante seus estudos (não fique de pijama) e ter períodos de descanso e lazer.

Além dessa rotina, para se organizar melhor, você pode criar cronogramas de estudos e com tarefas a se cumprir, assim você consegue focar no que é importante e deixa a procrastinação de lado, grande vilã nesse percurso dos estudos em casa.

Quando você cria uma rotina e um cronograma de tarefas, automaticamente o seu cérebro identifica que aquilo ali é importante e é mais fácil começar quando há atividades definidas para se concluir. Além disso, essas iniciativas são importantes, porque favorecem o aprendizado e a organização.

Evite distrações

Como comentado anteriormente, o celular é o principal inimigo na hora dos estudos e da organização, pois ele pode te distrair e o tempo passar sem que você perceba. Além dele, TV, videogame, internet e computador, também são motivo de distrações, o ideal é ficar longe deles durante os estudos para que você consiga focar melhor em suas tarefas.

O que ninguém pensa e também é motivo de distrações são os animais de estimação e familiares, separe um tempo específico do seu dia para passar com eles. Lembre-se de conversar com seus familiares sobre a importância desse seu tempo de estudos, peça para que não o interrompam durante esse período e para que evitem barulhos que causem distração.

Faça pausas

Manter o seu cronograma de estudos em dia é excelente, porém, entre uma tarefa e outra, é necessário que você faça pequenas pausas, assim como teria se estivesse estudando.

O ideal é fazer paradas de 15 a 20 minutos e durante esse tempo é importante que você se alimente bem e se hidrate, para que o seu corpo esteja preparado para voltar às tarefas.

Controle seu tempo

Conseguir manter o foco e se concentrar é um grande obstáculo para muitos estudantes, mas isso é possível se você conseguir controlar seu tempo e se organizar.

O espaço para os estudos é importante, mas o tempo também precisa ser. O ideal é que você crie horários para tudo dentro da sua rotina de estudo: horário de começar e terminar, pausas, refeições, revisão de matérias, provas e descanso. Coloque tudo no papel e crie horários reais e que você irá conseguir cumprir.

Existe uma técnica chamada Pomodoro que pode te auxiliar nessa empreitada. O principal objetivo dessa ferramenta é melhorar a produtividade e auxiliar no gerenciamento de tempo de tarefas, evitando a distração e procrastinação.

Esse aplicativo tem um cronômetro e permite a divisão das atividades em períodos de 25 minutos, com pequenos intervalos de 5 minutos entre eles. Após concluir quatro etapas de 25 minutos de tarefas, o ideal é descansar 15 minutos.

Agora, depois dessas dicas, você irá se nortear melhor para organizar sua agenda e fazer com que seus estudos sejam muito mais produtivos. Boa sorte!