Como pagar a faculdade e tornar seu sonho realidade

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 09/10/2020
Como tornar o sonho dos estudos uma realidade.

Você já deve ter se perguntado como faria para pagar a sua tão sonhada faculdade ou se questionou como poderia “dividir” o valor das mensalidades. Se você já teve essa dúvidas, você está no lugar certo.


Atualmente, existem várias possibilidades disponíveis para que um curso superior seja financiado ou o ingresso seja através de bolsas de estudos. Porém, essas possibilidades dependem de vários fatores, como renda e perfil do candidato, mas sempre há uma alternativa de acordo com a realidade de cada aluno.

Ficou curioso para saber sobre essas oportunidades? Então vem com a gente e continue na leitura! Veja, abaixo, alguma opções de financiamento e bolsas que separamos para você:

Prouni

Em 2004 foi criado, pelo Governo Federal, o Programa Universidade Para Todos (PROUNI). O principal objetivo desse programa é realizar a inclusão social de estudantes em instituições de ensino superior privadas por meio de bolsas de estudos de 50% e 100%. Portanto, a iniciativa promove esse acesso para alunos que não têm condições de pagar seus estudos e que tenham feito o ensino médio, exclusivamente, em escola pública ou como bolsista em uma escola particular.

Para pleitear uma vaga, o estudante deve preencher alguns requisitos, como: ter participado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter cursado o ensino médio completo em rede pública, como bolsista de escola particular ou parte em rede pública e parte como bolsista.

Vale lembrar que o programa oferece bolsas integrais (100%) para candidatos com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e bolsas parciais (50%) para estudantes com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

A principal vantagem do PROUNI é que ele não é um financiamento e sim um programa que oferece bolsas de estudos, ou seja, o estudante tem a possibilidade de realizar uma graduação em uma faculdade particular sem pagar nada ou, então, pagando metade da mensalidade. Essa oportunidade pode ser um grande diferencial para quem sonho em fazer um curso de graduação, mas não tem condições de arcar com as despesas. E o melhor de tudo: todas as faculdades que oferecem vagas pelo Prouni são reconhecidas pelo MEC e precisaram passar por uma avaliação para serem aceitas no Programa, ou seja, você com certeza estará ingressando em uma instituição de qualidade.

As inscrições para o Programa são abertas duas vezes ao ano, sendo uma em janeiro e outra em junho, logo após a divulgação das notas do último ENEM. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela internet, por meio do site oficial do PROUNI.

Fies

Criado pelo Governo Federal em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo viabilizar o acesso à instituições de ensino superior privadas para pessoas que não têm condições financeiras para investir no curso de graduação. O auxílio possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Após a comprovação da renda familiar bruta mensal, o programa define qual a porcentagem que o candidato terá direito. Por se tratar de um financiamento, após a conclusão do curso, o beneficiário terá de pagar o valor financiado. Porém, fique tranquilo! Quanto a essa questão, não é necessário realizar o pagamento assim que a faculdade acabar, o prazo máximo para a quitação é de 14 anos, o que facilita muito, dando tempo suficiente para o estudante beneficiário ter condições de quitar o financiamento. Vale lembrar que as prestações respeitam os limites de renda de cada um, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Atualmente, o financiamento é dividido em duas modalidades, são elas: distintas por renda e pelo agente financiador. Na primeira, a categoria Fies, são oferecidas vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. É uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Essa modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e de desenvolvimento e com recursos dos bancos privados participantes.

Para conseguir o financiamento pelo Fies, o aluno deve estar matriculado em uma instituição de ensino particular e  a mesma deve ser cadastrada no programa e ter avaliação positiva nos processos de avaliação do MEC. Além disso, é preciso que o aluno tenha realizado alguma edição do Enem a partir de 2010 e ter tido pontuação acima de 450 pontos, bem como não ter zerado a redação.

Em cada início de semestre, o Fies tem uma edição aberta. Para se inscrever é necessário acessar o site do programas e realizar um cadastro. A classificação é feita com base na nota do Enem, sendo dada preferência a quem nunca cursou nenhum curso superior. O candidato pode selecionar até três cursos de seu interesse que tenham vagas no Fies. Quem não for pré-selecionado ainda pode ter uma segunda chance, ficando em uma lista de espera para o caso de algum pré-selecionado não confirmar sua inscrição.

PraValer

O PraValer é um programa de crédito universitário privado que surgiu em 2001. Ele possibilita o parcelamento do valor das mensalidades de graduação, pós-graduação ou curso técnico. Dessa forma, o beneficiário paga um determinado percentual da matrícula durante os estudos e o restante só precisa ser pago após a conclusão da faculdade. O prazo para realizar a quitação da dívida é igual a duração do curso financiado.

Um dos grandes diferenciais do PRAVALER é que ele não exige tantas burocracias, como acontece com os outros programas desse modelo. Com ele é possível solicitar o benefício em qualquer momento do ano, não é preciso ter feito o Enem, não tem requisito de escolaridade e de renda, o crédito é aprovado na hora, não há limites de vagas e, o melhor de tudo, os juros variam de zero a 3%, valor bem abaixo dos que são praticados pelo mercado.

Vale ressaltar que esse financiamento funciona com contratação semestral e cada semestre você paga, no mínimo, em 1 ano, ou seja, o estudante só começa a pagar a segunda contratação quando terminar a primeira. Portanto, por exemplo, se o beneficiário financiar todos os semestres de um curso de 4 anos, ele terá, no mínimo, 8 anos para pagar.

Para contratar o programa é necessário realizar um cadastro no site do PRAVALER. Informando o CPF, já é possível saber se você tem ou não crédito pré-aprovado de acordo com as políticas do programa.

Estrelas do ENEM

O Estrelas do ENEM é um programa de financiamento próprio que oferecemos na nossa instituição. O objetivo é oferecer bolsas de estudos aos estudantes que tiveram melhores pontuações no ENEM, de acordo com a média global entre a pontuação obtida. De acordo com a nota obtida no enem, o aluno pode garantir uma bolsa de até 100%.


Vale ressaltar que o estudante contemplado com a bolsa precisa cumprir alguns requisitos durante a permanência do seu benefício, como: boa conduta acadêmica, frequência às aulas e cumprir o calendário escolar.  Para mais informações, procure a secretaria da instituição.


Quer mais opções de bolsas, descontos e financiamentos?

Claro que temos! Aqui, nós temos outras opções além das que já trouxemos nesse texto. Nossa dica é que você procure a secretaria da instituição e saiba qual a melhor opção para a sua situação e qual vai ser o melhor caminho a seguir para realizar o seu sonho de entrar na faculdade.

Viu como existem várias maneiras de você conseguir “bancar” seus estudos? Então, não perca tempo! Aproveite essa chance para você tirar os sonhos do papel e ir rumo à uma carreira que você sempre sonhou.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente que iremos te auxiliar na escolha da melhor forma para o financiamento do seu curso.