Área da saúde: qual curso fazer?

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 01/08/2020

Área da saúde: qual curso fazer?
Qual curso da área da saúde combina com você?

Se você acha que a área da saúde é o caminho que quer seguir, mas ainda não sabe qual curso é a sua cara, está no post certo!

Primeiramente, a boa notícia é que o mercado para os profissionais dessa área está em constante crescimento, além de ter um grande número de cursos distintos e específicos. Da biomedicina até a Educação Física é possível achar seu espaço e trabalhar no cuidado com a saúde corporal e mental de diversas formas.

E, exatamente por ser uma área ampla, que é preciso conhecer mais a fundo as características de  cada curso, para assim, ter mais chance de ingressar em uma graduação que seja realmente compatível com seu perfil.

Se na psicologia ou nutrição seu dia a dia pode ser mais tranquilo durante os atendimentos, na enfermagem ou medicina, por exemplo, podem ser uma correria só. Qual rotina combina mais contigo?

Para te ajudar a responder essas e outras dúvidas, selecionamos os principais cursos da saúde e vamos falar um pouquinho de cada uma deles.

Ah, e outra notícia valiosa é que se você acredita que tem o perfil para ensinar, independente do curso que escolher, posteriormente à graduação, existe a possibilidade de fazer um mestrado ou doutorado, para se tornar uma professor/professora, levando conhecimento e experiência de tudo que aprendeu durante anos de estudos e dedicação.

Agora, vamos lá! Continue a leitura para conhecer mais sobre os cursos. Esperamos te ajudar.

Os 10 principais cursos da área da saúde

Biomedicina

Como o próprio nome já diz, Biomedicina é a união entre biologia e medicina. É um curso focado nas pesquisas da área da saúde, onde o biomédico é responsável por identificar e estudar os microrganismos causadores de doenças, pesquisar medicamentos e vacinas de prevenção e investigar formas de tratamento.

 Já deu para perceber a grande importância que esse profissional tem, né?

Durante o curso, o aluno será preparado para se tornar capaz de executar todas essas atividades. Além das aulas teóricas, que são a base do conhecimento, as técnicas laboratoriais são fundamentais, haja vista que oferecerem ao aluno a oportunidade de ter contato com as atividades que farão parte do seu dia a dia depois de formado.

Ah, e você sabia que a Biomedicina está entre as profissões que mais crescem no país? Isso acontece porque existem inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Hospitais, clínicas e laboratórios são lugares que oferecem boas oportunidades ao profissional. Além disso,é possível trabalhar com pesquisas, análises clínicas e hematológicas, em indústrias farmacêuticas, em órgãos públicos de saúde, no setor de perícia criminal e também no mercado estético, que atualmente está em constante expansão no país.

Educação Física

Com a população se preocupando cada vez mais com a saúde e qualidade de vida, o profissional de Educação Física vem conquistando mais espaço no mercado de trabalho, sendo um curso que oferece  diversas oportunidades. Vale lembrar que a graduação pode ser bacharelado, onde o formando atua de forma ampla no mercado, e licenciatura, que é indicada para quem deseja se tornar professor e dar aulas.

Durante o curso os alunos têm contato, primeiramente, com matérias voltadas para os aspectos fisiológicos, biológicos e anátomo-funcionais do ser humano, além das disciplinas que trazem conhecimento sobre a história da educação física e dos esportes, ética, sociologia, filosofia, entre outras. Esse conhecimento teórico dado durante os primeiros semestres do curso é a base para a parte prática, que são as atividades laboratoriais e físico-esportivas, feitas em ginásios, piscina, campo de futebol, pista de atletismo e sala de musculação, por exemplo. Além disso, o curso conta com  estágios, que são fundamentais para a formação do aluno no curso.

Em relação ao mercado de trabalho, para o profissional bacharelado , é possível trabalhar no treinamento de modalidades esportivas, como natação, vôlei, futebol, basquete, lutas, entre outras. Atuar na área do lazer, em clubes, hotéis e colônia de férias. E na área da saúde , como personal trainer, em academias, clubes, empresas e clínicas de fisioterapia . Por outro lado, o profissional licenciado, pode trabalhar como professor em escolas públicas e privadas, na gestão escolar  e com pesquisas acadêmicas.

O que achou sobre o curso? Se você é uma pessoa dinâmica, que gosta de práticas esportivas e de um estilo de vida mais ativo, Educação Física pode ser uma ótima opção. =)

Enfermagem

A enfermagem é uma profissão que se originou sustentada em valores como persistência, compaixão e dedicação ao próximo, além de muita coragem. Acima de tudo, é uma categoria que está sempre presente na vida de todas as pessoas, do nascimento à morte, fazendo ações de orientação em prol da promoção da saúde e prevenção de agravos. Diante da pandemia que estamos vivendo atualmente, os profissionais da enfermagem ganharam ainda mais importância por estarem na linha de frente de combate à doença.

Para se tornarem esses profissionais tão fundamentais para a sociedade, durante a graduação os alunos são preparados do início ao fim do curso. Os conteúdos essenciais de enfermagem são: ciências biológicas e da saúde; ciências humanas e sociais; ciências da enfermagem. Nos primeiros anos do curso, o aluno tem contato com as matérias básicas e com muitas disciplinas laboratoriais. Logo depois, inicia-se a fase em que o estudante começa a colocar a “mão na massa”, principalmente durante os estágios.  Todo o conhecimento adquirido, seja nas matérias teóricas quanto nas práticas, são essenciais para a formação de um profissional de excelência.

A Enfermagem possui dezenas de frentes de atuações. E é exatamente por isso, que é uma área que tem um mercado de trabalho amplo. Os enfermeiros/as podem atuar na área de enfermagem geral, enfermagem obstétrica, enfermagem geriátrica, enfermagem pediátrica, enfermagem psiquiátrica, enfermagem de resgate, enfermagem offshore,prestando atendimento em navios e plataformas marítimas de petróleo, enfermagem estética, enfermagem do trabalho, dando atendimento ambulatorial em empresas, enfermagem de saúde pública, orientando a população sobre a prevenção de doenças, promovendo a saúde da coletividade e também na área de ensino e pesquisas.

Farmácia

O farmacêutico é capaz de analisar a composição de medicamentos e cosméticos e atuar em seus processos de produção, sendo um profissional de extrema importância para a sociedade. Além disso, tem conhecimento para pesquisar e testar substâncias que estão presentes até mesmo em alimentos e produtos de higiene pessoal, verificar se as normas sanitárias estão sendo cumpridas, registrar novas drogas, distribuir e comercializar produtos, preparar fórmulas e atuar no diagnósticos de exames em laboratórios de análises clínicas.

Durante o curso, as aulas práticas, feitas em laboratórios, ocupam a maior parte da carga horária. As matérias das áreas de biologia, física e química são fundamentais e acompanham os estudante do início ao fim do curso. Mas além delas, após os períodos iniciais, os alunos começam a ter contato com as disciplinas profissionalizantes, como farmácia hospitalar, farmacoterapia, controle de qualidade, homeopatia, entre outras.

Agora vamos de notícia boa! O mercado farmacêutico brasileiro é o oitavo maior do mundo e poderá chegar à quinta posição até 2021, de acordo com pesquisas já feitas. Olha que máximo! Então, se você acha farmácia uma boa opção de curso, saiba que o mercado de trabalho necessita cada vez mais  da mão de obra.

O curso de farmácia é bem interessante, não é mesmo? Quem sabe ele não combina com o seu perfil…

Fisioterapia

A demanda pelos serviços prestados por fisioterapeutas tem crescido cada vez mais com o envelhecimento da população. Entretanto, esses profissionais são preparados não só para atender os idosos, mas também adultos, jovens e até crianças, tratando e prevenindo doenças e lesões. Para isso, os fisioterapeutas devem gostar de cuidar das pessoas, é necessário ter sensibilidade e perseverança para lidar com elas. Você acha que tem esse perfil humanista? Quem sabe fisioterapia é para você?

O estudante que escolhe fisioterapia encontra na faculdade uma carga horária extensa de aulas práticas e de estágios, com a oportunidade de aprender e desenvolver as técnicas de tratamento. Toda essa parte prática do curso é dada após os alunos terem contado, no seu início, com as disciplinas base do currículo, voltadas para as ciências Biológicas e da Saúde, como aulas de anatomia, fisiologia, bioquímica, neuroanatomia, patologia, embriologia e genética, biofísica, entre outras matérias.

Os profissionais formados em fisioterapia encontram diversas possibilidades promissoras de atuação no mercado de trabalho. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional reconhece 15 diferentes tipos de atuações para o fisioterapeuta, que são: Fisioterapia em acupuntura, fisioterapia aquática, fisioterapia cardiovascular, fisioterapia dermatofuncional, fisioterapia esportiva, fisioterapia em gerontologia, fisioterapia do trabalho, fisioterapia neurofunional, fisioterapia em oncologia, fisioterapia respeitatória, fisioterapia traumato-ortopédica, fisioterapia em osteopatia, fisioterapia em quiropraxia, fisioterapia em saúde da mulher e fisioterapia intensiva.

Medicina

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares da área da saúde. E isso ocorre por se tratar de uma área bem remunerada, que oferece aos estudantes novas descobertas e desafios ao longo do curso bastante dinâmico. O médico/a tem a função de investigar as causas das doenças humanas e buscar meios de cura e prevenção. Ele lida diretamente com pessoas, que na maioria das vezes, os procuram por alguma doença. É exatamente por isso que o médico/a deve ser um profissional que saiba se relacionar, seja humanizado e tenha empatia com seus pacientes.

Durante os seis anos de curso, o estudante é preparado para se formar como clínico geral. Para isso, nos primeiros anos, eles aprendem as matérias básicas, como anatomia, fisiologia, farmacologia, embriologia, histologia, patologia, entre outras. E depois, passam a atuar na parte prática do curso, onde os alunos vivenciam atendimentos à pacientes, principalmente quando eles passam pelo internato.

A medicina é considerada a carreira que apresenta a maior taxa de ocupação, com quase todo os profissionais empregados e que oferece a melhor remuneração. Diante disso, o  mercado de trabalho é bastante favorável para esses profissionais. Apesar do desequilíbrio regional, com muitos médicos atuando nos grandes centros e poucos trabalhando no interior do país, ainda existem muitas oportunidades na maioria das regiões.

Se você tem o sonho de ser médico/a, já deu para perceber que o curso é bem puxado e que exigirá muita dedicação. Mas que no futuro valerá a pena, além da boa remuneraçao, você poderá atuar com que sempre sonhou =)

Medicina Veterinária

Se você é uma pessoa que gosta muito de animais, a ponto de querer trabalhar com algo que tenha relação com eles, a medicina veterinária é uma opção de curso que irá te agradar. O médico veterinário é responsável por manter a saúde do animais, dando a eles um amparo clínico e cirúrgico. Dentro da área existem várias especializações possíveis, o que torna a área bem ampla.

Para se tornar um médico veterinário, o estudante é preparado durante a graduação, através de disciplinas teóricas e práticas. Nos primeiros do curso, as matérias são voltadas para as áreas de ciências biológicas, exatas e sociais aplicadas. Após isso, os estudos começam a se voltar para as matérias mais específicas, onde as atividades práticas começam a ganhar mais espaço. Além disso, o estágio, que acontece em sua maioria na parte final do curso, é uma excelente oportunidade para os alunos colocarem em prática o conhecimento.

Ah, e você sabia que o Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo? É isso mesmo! O que torna o mercado de trabalho bastante favorável para os profissionais. Eles podem atuar em clínicas e consultórios, em indústrias de produtos de origem animal e para animais, com tecnologia de produção animal, em centros de pesquisas, na área do agronegócio, na avaliação da saúde de animais de competições esportivas, na área acadêmica e de pesquisas, entre outras áreas.

Gostou de medicina veterinária? Acha que, além de gostar de animais, você tem perfil para ser um profissional da área? Se sua resposta for sim, se tornar um médico veterinário é o seu caminho. Não perca tempo!

Nutrição

Assim como os profissionais de educação física, os nutricionistas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Isso acontece devido ao aumento da preocupação da população com a saúde e qualidade de vida. Essa preocupação aumentou a demanda por profissionais que saibam quais são os efeitos que os alimentos causam em nossos organismos e que sejam capazes de prescrever planos alimentares ideais para cada indivíduo.

Para serem capazes de atender seus pacientes, os estudantes de nutrição são preparados durante a graduação com aulas teóricas e práticas. As disciplinas básicas são da área da saúde e biológica, como anatomia, bioquímica, fisiologia e imunologia. Para quem gosta de atividades dinâmicas, o curso é uma excelente opção, pois existem muitas aulas práticas em laboratórios e cozinhas. Os estágios também são oportunidades para que os alunos vivenciem na prática como será seu futuro profissional.

Como já falamos, a demanda por profissionais formados em  nutrição tem crescido cada vez mais e as oportunidades para os nutricionistas no mercado de trabalho são bem amplas. Eles podem atuar na supervisão da produção de alimentos em indústrias alimentícias, cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas, escolas, asilos e hotéis, na vigilância sanitária, no desenvolvimento de produtos para indústria alimentícia, com nutrição clínica e esportiva, na elaboração de  cardápios para empresas diversas, no controle de qualidade da cozinhas de restaurantes e também na área de ensino e pesquisas.

Odontologia

Os cuidados com a saúde bucal é são fundamentais na vida de qualquer pessoa, desde as crianças aos idosos. É por isso que os profissionais formados em odontologia são de extrema importância para toda a sociedade. Os dentistas são responsáveis pelo estudo e tratamento da boca, dos dentes e  dos ossos da face. Tendo a função de cuidar da saúde e da estética bucal de seus pacientes. Depois de formado, o profissional pode escolher em qual área deseja se especializar. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) já  reconhece cerca de 20 especialidades.

As disciplinas básicas do curso, que são dadas nos primeiros períodos, são voltadas para a área de ciências biológicas e da saúde. Logo após, iniciam-se as matérias específicas do curso, que incluem material dentário, dentística, radiologia, endodontia, próteses, cirurgia, implantodontia, odontopediatria, entre outras. Depois de passarem por todos os conhecimentos teóricos, os alunos começam a atender pacientes na clínica da faculdade e durante os estágios.

Apesar do desequilíbrio regional, com mais de 50% dos profissionais concentrados na região sudeste, os dentistas ainda conseguem muitas oportunidades no mercado de trabalho, devido as diferentes especializações existentes. No início da carreira, muitos profissionais começam atuando em clínicas populares, antes de se especializarem e montarem seus próprios consultórios. Outra oportunidade é o trabalho como funcionário público, principalmente depois da implementação do Sistema Único de Saúde(SUS).

Psicologia

O profissional formado em psicologia é responsável por estudar os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano, através da análise das emoções, ideias e valores do indivíduo, atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. Para isso, o psicólogo deve ser um profissional bastante dedicado, observador e comunicativo. Além disso, deve gostar de ajudar as pessoas, sendo humanizado e empático com seus pacientes.

A graduação oferece ao aluno uma grade curricular com disciplinas voltadas para as áreas da saúde, biologia e ciências humanas. Durante os anos de curso, os estudantes têm contato com várias áreas da psicologia, que futuramente, após formados, poderão escolher em qual se especializar. Além dos conhecimento teóricos, o curso possibilita aos alunos a realização de atendimentos ao público, que acontecem principalmente durante os estágios, que em sua maioria são divididos por áreas de atuação.

A demanda por profissionais formados em psicologia é constante no mercado de trabalho. Os psicólogos podem escolher, entre as diversas especializações, em qual desejam atuar. Além dos consultórios, o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, escolas, organizações públicas e privadas, na área jurídica, no setor de recursos humanos, como funcionário público, na área acadêmica, com pesquisas, entre outros opções. Além disso, uma área que tem crescido bastante é o auxílio na preparação de atletas e equipes esportivas de alto desempenho.