Vestibular: 5 dicas de como se preparar

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 13/08/2020
Como se preparar para o vestibular.
5 dicas para você se preparar para o vestibular.

Se preparar para o vestibular é uma tarefa que requer muito esforço e dedicação dos estudantes que estão tentando entrar em uma faculdade, seja ela pública ou particular. Essa é uma fase que a maioria das pessoas enfrentam na fase jovem e que traz muitas mudanças para quem está passando por ela, uma vez que representa a passagem da vida escolar para a graduação.

Várias indecisões surgem nessa fase de transição, primeiramente a grande dúvida de qual curso fazer na faculdade e junto com ela vem o questionamento de qual intuição de ensino escolher para os próximos anos de estudos. Essas são as primeiras decisões que devem ser tomadas, para assim colocar a mão na massa e iniciar os estudos para o vestibular escolhido.

Seja fazendo cursinho pré-vestibular, estudando em grupo ou até mesmo sozinho, quando você está se preparando para uma prova de vestibular é preciso ter uma atenção maior a alguns pontos que poderão te ajudar nesse momento. Neste post, selecionamos 5 dicas de como se preparar para o vestibular. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e veja como tornar essa fase de preparo para as provas mais fácil e mais leve para você.

Crie uma rotina de estudos

Quando você define qual vestibular deseja fazer, o primeiro passo a se dar é organizar como será sua rotina de estudos. Pesquise o edital da prova e veja todas as disciplinas cobradas, para assim, você definir como será seu cronograma de estudos de acordo com o tempo que você tem até a data da prova. Uma dica é dividir as disciplinas e a prática de exercícios por dias, por exemplo: segunda, português, na terça, matemática, quarta, para fazer exercícios e fazer redação, e por aí vai…

A chave para a criação do hábito de estudos, é tentar estudar todos os dias da semana, tirando um para descanso. Assim, não é preciso se sobrecarregar quando a prova estiver chegando. Defina um tempo total que você irá se dedicar todos dias, e tente seguir ao máximo seu cronograma. É claro, que existem dias que não estamos 100% bem, seja por problemas de saúde ou por outras questões pessoais, a dica para esses dias mais difíceis é focar nas disciplinas que você tem maior facilidade ou então procurar outros meios de adquirir conhecimento para a prova que sejam mais prazerosas, como ler o um livro e assistir um filme ou documentário.

Quando você estiver criando seu cronograma de estudos, procure analisar quais matérias irão demandar mais tempo de estudos. Você tem facilidade com exatas? Sua área é humanas? Ou você sabe tudo de português? Esses questionamentos são de extrema importância para se definir quais serão as disciplinas que você terá que se dedicar mais. Todos nós temos aquelas matérias que somos melhores e sabemos mais. Diante disso, perceba quais são seus pontos fortes e fracos e redobre a atenção e dedicação para as disciplinas que você considera mais complexas.

Mantenha-se informado

Tanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou os vestibulares tradicionais, têm exigido, cada vez mais, conteúdos de atualidade em suas provas. E se preparar para resolver questões relacionadas com esse tema, vai muito além de estudar as disciplinas que são exigidas no edital. É preciso buscar outras fontes de conhecimento e estar por dentro de todos os assuntos que estão em alta no Brasil e no mundo.

Na maioria das provas, as redações vêm cobrando esses temas atuais, para assim, medir a capacidade dos alunos em relacionar fatos do dia a dia com as disciplinas cobradas, uma vez que, atualidades tem relação com todas as matérias. Uma dica, é pesquisar quais foram os principais acontecimentos dos últimos anos e estudar um pouco sobre cada um deles. Lembre-se que quando você está respondendo uma questão de atualidade ou escrevendo a redação, a instituição de ensino está avaliando sua capacidade crítica e argumentativa. 

Os estudos das atualidades devem ser feitos através de leituras de jornais e revistas, sejam elas impressas ou digitais, assistindo noticiários, buscando informações na internet, lendo artigos entre outras fontes de informação. Um cuidado que se deve ter é em qual fonte buscar as informações. Procure veículos de comunicação que sejam confiáveis e sempre busque ler e ouvir as notícias em diferentes meios de comunicação, observando os pontos de vista de cada um, para assim, formar sua própria opinião sobre o assunto.

Faça exercícios e redações

Como já havíamos falado, organizar seu  tempo de estudo e se programar diante da disciplinas que são cobradas no edital da prova, é super importante. O tempo dedicado para fazer exercícios e treinar para a redação devem fazer parte do seu cronograma. Uma dica é tirar um dia da semana para essas práticas, ou executá-las após o fim do estudo de cada dia, a decisão de quando fazê-las cabe a você, o importante é não deixar de realizar.

Uma excelente maneira de estudar é refazendo provas de anos anteriores. Na maioria das vezes, os estilos e o nível de dificuldade das questões costumam se manter, assim, você terá uma noção maior do que aguardar para o dia do vestibular. Quando você resolve provas já cobradas e simulados, é possível avaliar quais foram suas maiores dificuldades e o tempo gasto nas questões, de modo a direcionar seus estudos.

Outro ponto de extrema importância é o treinamento das redações. A redação é o momento de você apresentar seu conhecimento em português e em atualidades. Tente fazer ao mínimo uma redação por semana, com os temas que estão em alta no momento. Uma ideia é procurar professores que possam ler seus textos e corrigi-los, para você buscar melhorar seus pontos fracos, buscando escrever cada vez melhor.

Utilize um ambiente propício aos estudos

O período de preparação para o vestibular requer muito foco e organização dos estudantes. E uma das formas de facilitar a concentração é utilizar um ambiente que seja propício aos estudos. Por isso, na hora de criar seu cronograma já planeje também qual será seu ambiente para esse período. Pode ser na sua casa, nas salinhas do cursinho ou da escola, na biblioteca municipal, não importa onde, o que é preciso levar em consideração é que você necessita de um ambiente calmo e silencioso.

Se a sua opção for estudar em casa, procure utilizar os cômodos que tem menor circulação de pessoas para que você não seja interrompido. Outro ponto importante, é manter o seu ambiente de estudos, seja ele onde for, organizado e bem iluminado. Vale ressaltar que o espaço que você está utilizando deve lhe remeter apenas ao estudo, que é o seu foco principal. Evite estudar deitado ou de pijama, esse hábito acaba condicionando o seu cérebro a ficar mais lento.

Por fim, evite ao máximo deixar aparelhos eletrônicos próximos de você. Tv ou rádio ligados, nem pensar, é impossível concentrar totalmente com outros barulhos próximos. Deixe seu celular no modo não perturbe e só atenda ou responda alguma mensagem se for urgente. Parar para mexer nas redes sociais nem pensar, isso é uma péssima ideia, você pode até achar que vai ser rapidinho, mas sempre acabamos nos distraindo e ficando horas e horas, o que vai prejudicar seu cronograma do dia.

Cuide da saúde

Cuidar da saúde é um hábito que todos devem ter independente da fase da vida. E quando falamos de saúde, estamos falando da saúde física e mental. O estudante que está se preparando para o vestibular deve se preocupar com os dois e procurar criar hábitos para estar bem, fisicamente e psicologicamente, durante o período de estudos, que por si só já é uma fase desgastante e que exige muito desses dois pontos.

Na hora de criar seu cronograma de estudos é preciso colocar os períodos de descanso, de atividade física, de se alimentar, e por aí vai… Não basta estudar, é preciso cuidar de você como um todo. Alimente-se bem e pratique atividades físicas, elas serão de extrema importância para seu corpo que vai passar a maior parte do dia sentado e também para sua mente dar uma distraída. Além disso, saiba que os momentos de descanso também são essenciais para sua concentração na hora dos estudos. É preciso tirar um tempo para fazer algo que você goste, para se distrair e relaxar.

Todos esses hábitos irão te ajudar a enfrentar essa fase de forma mais leve. O nervosismo, a ansiedade e a insegurança costumam estar presentes na vida dos estudantes, por isso a importância de cuidar da saúde mental. A Psicologia é uma área que ajuda muito os jovens na preparação para o vestibular, trabalhando o equilíbrio emocional, o estresse, a ansiedade e autoestima. Procurar um profissional da área pode ser uma boa opção se você estiver se sentido com alguns desses sintomas.