Mercado de trabalho para Pedagogia – Pós-pandemia

Por: Wuallen Ribeiro
Publicado em: 19/05/2021

O mercado de trabalho para a Pedagogia é amplo e vai muito além das escolas de ensino. Em um contexto de mundo pós-pandemia a tendência é aumentar a demanda de ofertas de emprego, pois as mudanças ocasionadas pela trágica doença COVID 19, alterou toda a sistematização dos modos de produção, de relação, de cultura e, de sociedade, deixando visível os caminhos mais humanizados a serem seguidos por todos, e, é justamente neste novo protagonismo de ser humano que se fortalece o Pedagogo, profissional capacitado para cuidar mais do ser humano.

Por definição, o pedagogo é o profissional que atua no desenvolvimento e no aprendizado de pessoas de diferentes idades, atuando na parte intelectual e cognitiva. Sendo fundamental no desenvolvimento e evolução das pessoas. E pós-pandemia não será diferente, a importância desse profissional continuará em evidência.

O receio por um mercado de trabalho devastado e poucas oportunidades é um sentimento compreensível nos dias de hoje, no entanto, é importante visualizar que a pedagogia é uma das áreas com maior taxa de empregabilidade no Brasil. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 94,13% dos pedagogos estão empregados, atuando em diferentes setores.