Estudar e trabalhar: 6 dicas para conciliar as duas tarefas

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 23/10/2020
Estudar e trabalhar é possível

Conciliar o estudo e o trabalho exige disciplina, esforço e muito foco para alcançar os objetivos planejados. Porém, nem sempre é fácil, mas com organização, você pode tornar esse caminho mais leve e simples.

Na faculdade, por conta da carga horária e conteúdos diferente que terá de estudar, pode ser que o cansaço físico e mental apareçam. Portanto, você precisa ter muita coragem e força de vontade para seguir em frente e conseguir driblar os obstáculos. Afinal, você está se preparando para o mercado de trabalho e para exercer a profissão que você escolheu, para isso é necessário que você continue em frente rumo aos resultados esperados.

Para te ajudar a conseguir conciliar os estudos e o trabalho, separamos para você seis dicas para seguir e ter jogo de cintura nesse desafio. Vem com a gente!

Drible a procrastinação

Por vezes você programa várias coisas para fazer durante o dia, mas, por preguiça, acaba adiando e deixando pra depois, a famosa procrastinação. E essa situação acaba te prejudicando no dia a dia, atrasa o progresso, além disso, datas e prazos ficam postergados. O celular acaba sendo, também, um grande vilão e colabora com a procrastinação, uma vez que é corriqueiro ficar por horas nas redes sociais ou em algum app e você não vê o tempo passar.

Uma dica para driblar a procrastinação é: se organizar. Coloque no papel tudo o que precisa se feito/entregue, seus horários e compromissos e, a partir disso, você saberá o que precisa ser resolvido com mais prioridade. Além disso, tente fazer todas as tarefas que você se propor em sua rotina, evite “deixar para depois” ou adiar algum compromisso, pois isso só atrasa outras tarefas e pode acontecer de você não dar conta de tudo. Durante seu dia, separe momentos para utilizar o celular, não faça o uso sem moderamento, pois isso interfere diretamente na sua produtividade.

Faça listas

Se organizar não é tarefa fácil, ainda mais quando se tem que conciliar a faculdade com o trabalho. Portanto, faça listas de tudo o que você tem a fazer, defina prioridades e estabeleça níveis de importância. Por exemplo, uma opção é dividir as tarefas em prioridade baixa, média e alta; ou colocá-las em nível de resolução de curto, médio e longo prazo.

Separe os compromissos em diferentes listas. Faça lista de tarefas do trabalho, lista com os horários que tem para cumprir, assim como lista para organizar os estudos. Coloque os principais objetivos e elenque os pontos a serem cumpridos. Assim, você consegue ter uma visão total de tudo que tem a cumprir e não se perde em meio a tantos afazeres.

Uma dica de aplicativo para você fazer essas listas é o Evernhttps://evernote.com/intl/pt-brote. Com ele você pode criar listas, anotações, cadernos para escrever suas dúvidas e ideias, tirar fotos e iniciar rascunhos de trabalhos. Essa ferramenta pode ser utilizada no desktop e está disponível para iOS e Android.

Organize seu tempo

Crie um cronograma de atividades e coloque em prática. Nele, você pode colocar suas demandas da faculdade, horários de aula, entrega de trabalhos e outros pontos presentes na sua rotina. Além disso, é importante criar um cronograma que seja de fácil entendimento para que você não se perca em meio às tarefas.

Não adie seus compromissos. As obrigações do seu trabalho devem ser desempenhadas no horário estabelecido, assim como, também, a faculdade precisa de um tempo de dedicação. Se a procrastinação aparecer nesses momentos, as tarefas podem ficar atrasadas e isso pode atrapalhar sua organização.

Estabeleça prioridades e aumente sua produtividade

Com tantos horários a cumprir e tarefas para finalizar, estabelecer prioridades pode ser uma tarefa difícil. A melhor saída é rever todos os compromissos e datas importantes para não se perder e, assim, conseguir cumprir todos os afazeres em tempo hábil e no dia certo.

Para isso, nas lojas de aplicativos existem uma infinidade de ferramentas para te auxiliar na organização das suas tarefas. Confira, abaixo, alguma delas:

Todoist

Com essa ferramenta você pode organizar a sua vida e o trabalho, assim  como as tarefas de estudo também. Ele tem por objetivo aumentar sua produtividade,  evitar o esquecimento de tarefas e permite que você gerencie seus projetos, sejam eles profissionais ou pessoais, além disso, é gratuito. Disponível para iOS e Android.

Trello

O Trello é muito parecido com o Todoist e também permite o gerenciamento de tarefas e projetos em seu painel. A diferença é que o Trello permite que você compartilhe a demanda com outras pessoas, e isso é uma boa opção para aquele seu projeto da faculdade em grupo ou plano de estudos que você divide com alguém, por lá, você pode ver o andamento de todas as tarefas como um todo e como está sendo o desenvolvimento da sua equipe em tempo real.

Tenha foco

Evite distrações. Ficar muito tempo em frente a TV ou ao computador, utilizar o celular por um longo período, ficar “matando” o tempo em algum jogo ou, até mesmo, ficar por muito tempo batendo papo com um amigo, são situações que tiram totalmente o foco. O ideal é que você separe um tempo para cada coisa, mas que não perca o caminho de seus objetivos.

Não se esqueça do lazer e vida social!

O trabalho e a faculdade são importantes, mas você precisa também de uma momento de lazer e descanso. Ficar por muitas horas na frente do computador estudando pode prejudicar sua aprendizagem, pois gera cansaço e estresse excessivo por conta da tensão gerada por essa longa carga horária; e isso serve também para o trabalho.

Portanto, crie momentos de lazer e diversão. Saia com os amigos, assista aquela sua série favorita, leia um livro que você gosta ou até uma viagem para um lugar próximo de onde você mora. O importante é criar momento paz, lazer e calmaria para relaxar a mente.

Com todas essas dicas, você vai conseguir se organizar melhor, gerir seu tempo e ainda aproveitar ao máximo o tempo de estudos e da faculdade, além disso, vai estar preparado para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente.