Direito: curso, carreira e mercado de trabalho

Por: Carolina Silveira
Publicado em: 16/10/2020
Direito: curso e carreira
Tudo sobre o curso e carreira de Direito

Uma das decisões mais importantes do início da vida adulta é escolher qual curso fazer na faculdade, e não é nada fácil. Na hora de tomar essa decisão, é necessário ir para uma área que você tenha mais afinidade, seja ela Humanas, Exatas ou da Saúde.

Além disso, o estudante deve escolher uma graduação que terá o prazer de cursar e, futuramente, após formado, desempenhar sua profissão da melhor maneira possível no mercado de trabalho.

Dessa vez, escolhemos o curso de Direito para mostrar tudo o que essa área tem para te oferecer. Continue a leitura!

Como é o curso de Direito?

O curso de Direito tem grande concorrência nos vestibulares, além de ser, também, muito procurado. O motivo por essa alta procura é que, para essa formação, o mercado de trabalho e bem vasto e isso permite com que o profissional possa alcançar bons salários. Vale lembrar que o Brasil é o país que mais possui faculdades de Direito no mundo.

O curso de Direito tem o intuito de formar o estudante para que consiga aplicar e cumprir as normas jurídicas estabelecidas no país e entender os fenômenos políticos, sociais, econômicos, ambientais, culturais e psicológicos . Após o término da graduação, que dura em média cinco anos, o profissional estará pronto para aplicar as leis e normas judiciais para regulamentar pessoas, empresas e as diversas relações entre elas de acordo com a lei.

Carga horária

A graduação em Direito possui uma grande carga horária teórica e isso exige que o estudante tenha uma grande capacidade de concentração, leitura e interpretação. Nesse sentido, nos primeiros anos de curso, são lecionadas as disciplinas totalmente teóricas, como a Economia, Teoria do Estado, Sociologia, Língua Portuguesa, Psicologia, e os alunos aprendem, também, termos técnicos e procedimentos básicos da carreira.

Já nos períodos finais da graduação, o discente passa a ter as matérias específicas, por exemplo, Direito Comercial, Direito Penal, Direito Civil e Direito Tributário. Além disso, o curso oferece atividades e aulas práticas, onde o estudante tem a oportunidade de exercitar a oratória e a prática da argumentação, que são habilidades importantes no exercício da profissão.

Vale ressaltar que, as faculdades que tem o curso de Direito, costumam oferecer os núcleos de práticas jurídicas para que, nos últimos anos da graduação, o estudante possa colocar a “mão na massa” e aprender como funciona a dinâmica da profissão, colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos durante a graduação.

Contudo, para finalizar a faculdade, o estudante deve realizar os estágios obrigatórios e supervisionados, além de elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quais são as funções da profissão?

O profissional formado em Direito é o responsável por exercer as profissões jurídicas, solucionar problemas, entender os sistemas de justiça nacional e internacional, organizar e manter um bom relacionamento interpessoal entre os grupos e indivíduos da sociedade.

Além disso, o profissional dessa área é responsável por zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público. Nesse sentido, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos.

O profissional de Direito, após formado, pode optar pela carreira de advocacia ou jurídica pública, ambas exigem muito do profissional, mas uma dica é se especializar em uma dessas áreas e isso ajudará a se destacar no mercado de trabalho.

Com a conclusão da graduação, os recém-formados podem realizar cursos, especializações ou pós-graduação em diferentes campos, como o Direito Ambiental e o Direito da Tecnologia da Informação, que são áreas que estão em alta e possuem grande demanda atualmente.

Qual é o perfil do profissional?

O profissional do Direito precisa saber trabalhar coletivamente, se expressar de maneira clara e precisa, utilizando uma linguagem inteligível; tomar decisões coerentes e sempre se adaptar às inconstâncias políticas, sociais e jurídicas. Além disso, o profissional dessa área precisa ter inteligência emocional e saber trabalhar sob pressão para lidar com sabedoria com as situações que se apresentarem em seu dia a dia de trabalho.

O Direito é uma área que está em constante crescimento, e o ideal é que, tanto o aluno quando o profissional do Direito, fique sempre atento à atualização em seus estudos. Portanto, é necessário sempre realizar cursos de extensão e aperfeiçoamento, participar de palestras e congressos, para que adquira novos conhecimentos em sua área de formação. Uma boa opção para o graduado é cursar uma pós-graduação e, assim, conseguir se destacar no mercado de trabalho.

Mercado de trabalho em Direito

O mercado de trabalho na área de Direito é bem amplo e possui várias oportunidades de campo de atuação. O profissional pode seguir na carreira jurídica ou na advocacia,  atuando com o Direito Civil, Arbitragem Internacional, Direito Administrativo e Direito Criminal. E ainda, pode exercer suas atividades na advocacia pública em delegacias policiais ou no Ministério Público.

O estudante que opta por ser advogado (a), pode ter seu próprio escritório de advocacia, onde poderá atender seus clientes. Porém, além disso, o advogado participa de audiências com juízes, reuniões sobre processos em andamento e, algumas vezes, terá de comparecer ao tribunal. Já na carreira jurídica, o profissional acompanha casos criminais diversos e participa da decisão final de um processo judicial.

Além das áreas de atuação citadas anteriormente, quem opta pela Advocacia, pode atuar na áreas Penal, Tributária, Trabalhista, de Propriedade Intelectual, Ambiental, da Tecnologia da Informação, Internacional, entre outras. Quem opta pela carreira pública jurídica, atua em órgãos públicos, conduzindo investigações, intermediando julgamentos, defendendo e decidindo, como: Magistratura, Delegacia de Polícia,  Advocacia Pública e Ministério Público.

OAB

Contudo, para exercer a profissão de Advogado, é necessário que o profissional obtenha o título da classe através do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Essa avaliação é realizada em duas fases, sendo elas uma prova com questões de múltipla escolha e a elaboração de uma peça processual específica, e é necessário que o estudante tenha uma nota satisfatória na aprovação para que, assim, consiga obter o título de advogado e exercer sua profissão no mercado de trabalho.

E ai? Gostou das informações? Direito é para você? Se você gosta de conhecer as leis, argumentar, utilizar uma linguagem clara e escrever muito bem, então o Direito pode ser sua praia! Não perca tempo e se prepare para o mercado de trabalho nessa área tão importante na sociedade.